redacao@jornaldosudoeste.com

Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional entrega novo sistema de bombas em estação de bombeamento da Transposição do Rio São Francisco

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, também esteve presente no evento

por Agência Brasil 61

Nesta quinta-feira (13), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entregou o novo sistema de bombas da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3) da Transposição do Rio São Francisco, na cidade de Salgueiro, em Pernambuco.

O objetivo da entrega é retomar o bombeamento da estação, que estava paralisado desde outubro de 2022 devido a problemas técnicos, falta de reparos e manutenção do sistema, além de vibração excessiva das motobombas, causando desgaste nos rolamentos.

O novo sistema de bombeamento foi reconstituído após a chegada das peças de reposição em maio deste ano. Os investimentos para o conserto e manutenção da motobomba totalizaram R$ 2,2 milhões.

Waldez Góes ressaltou a importância da retomada do bombeamento da estação para contribuir com a Transposição do Rio São Francisco e levar água tratada a todas as pessoas na região, seguindo o curso do rio.

Com o reinício do bombeamento, a programação é restabelecer o nivelamento de água dos reservatórios de Negreiros (Pernambuco), Milagres e Jati (ambos no Ceará). O secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, destacou que a prioridade é garantir que esses reservatórios estejam abastecidos para atender a população nos momentos de maior necessidade.

O ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, reforçou o compromisso do presidente Lula com a obra da Transposição do Rio São Francisco, ressaltando que novos investimentos serão feitos para fortalecer o projeto e beneficiar mais pessoas.

A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, agradeceu o apoio do Governo Federal e ressaltou a importância da obra para a segurança hídrica da região, lembrando que a maior parte da transposição foi realizada nos governos de Lula e Dilma.

A Estação de Bombeamento 3 (EBI-3) é uma estrutura composta por motobombas, válvulas e acessórios interligados, responsáveis por garantir o transporte contínuo de água entre poços de sucção e áreas de escoamento por meio de tubulações forçadas. A estação é parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e tem capacidade de bombear 24 mil litros de água por segundo.

Atualmente, mais de 7,6 milhões de pessoas em 222 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são atendidas pelo trecho da estação EBI-3.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é considerado a maior obra de infraestrutura hídrica do país, com 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte). Seu objetivo é garantir a segurança hídrica para cerca de 12 milhões de pessoas em quase 400 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, regiões frequentemente afetadas pela estiagem.

Foto de Capa: Márcio Pinheiro|MIDR

1 comentário em “Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional entrega novo sistema de bombas em estação de bombeamento da Transposição do Rio São Francisco”

  1. I am really loving the theme/design of your site.
    Do you ever run into any web browser compatibility problems?
    A few of my blog readers have complained about
    my website not working correctly in Explorer but looks great in Opera.
    Do you have any ideas to help fix this issue?

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745