Por Redação
Professores, estudantes e servidores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Brumado continuam mobilizados em busca da conquista de uma sede própria para a Instituição. Na última segunda-feira, dia 7, eles participaram da sessão ordinária da Câmara Municipal, onde buscaram apoio dos vereadores para a proposta de sensibilizar o Governo do Estado, para que o prédio do antigo Colégio Estadual seja cedido para abrigar o Campus da Universidade em Brumado.
A mobilização, reforçam as lideranças do Movimento #UnebnoCEB, reflete a necessidade de um espaço adequado para as atividades acadêmicas e administrativas da Universidade, que atualmente ocupa um prédio alugado e enfrenta desafios estruturais, conforme pontuaram na Tribuna Livre o Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Ruy d’Oliveira Lima; a secretária do Núcleo de Pesquisa e Expansão, Professora Tatiana de Souza Porto Aguiar, e a estudante do Curso de Direito, Fernanda de Souza Matos, que também a importância de uma sede própria não apenas para melhorar a qualidade do Ensino, mas assim como, para fortalecer a presença da Universidade na comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do município e sua microrregião.
Em sua intervenção, o Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Ruy d’Oliveira Lima, destacou que a Uneb atende Brumado e diversos municípios da microrregião, e que é totalmente justo que a Instituição busque conquistar sua sede própria após tantos anos. “A Uneb é uma Instituição resiliente. Acredito que, neste momento, é extremamente pertinente que ela reivindique um espaço para estabelecer suas bases, construir Laboratórios e atrair mais investimentos, especialmente por ser uma Instituição Pública. Uma Universidade como a Uneb não pode ficar sem sede própria”, argumentou.
A Professora Tatiana de Souza Porto Aguiar, secretária do Núcleo de Pesquisa e Expansão da Instituição, ressaltou que o objetivo da presença do Movimento #UnebnoCEB no Legislativo Municipal foi mostrar à sociedade os avanços alcançados no Campus ao longo de mais de duas décadas e, com isso, reivindicar um espaço próprio para a expansão da estrutura da Uneb/Brumado. “Nos 23 anos em que estamos em Brumado, já formamos mais de 2.500 pessoas pela Uneb. Com esses dados e informações, nosso intuito é sensibilizar a comunidade, a Câmara Municipal e todos a se unirem em prol da nossa bandeira, que é a Educação e o fortalecimento do Ensino Público Superior em nossa cidade”, afirmou.
Em nome do Núcleo Estudantil, Fernanda de Souza Matos, aluna do curso de Direito, enfatizou que a hashtag #UnebnoCeb nas redes sociais visa intensificar a demanda pela criação da sede própria da Instituição no prédio do antigo Colégio Estadual de Brumado, atualmente desocupado. “Esse espaço público está em desuso, praticamente deteriorado e vazio, enquanto nós, estudantes, estamos ocupando um shopping fechado e utilizando salas comerciais como se fossem salas de aula. É fundamental que tenhamos uma sede própria”, salientou.
O vereador Carlos Magno – Maguinho – de Souza Novais (MDB), líder da oposição na Câmara Municipal, manifestou apoio ao pedido dos Professores, estudantes e servidores da Uneb/Brumado para que o Governo do Estado ceda o prédio do antigo Colégio Estadual, visando sediar o Campus da Instituição. O vereador emedebista enfatizou que a sociedade de Brumado deve responder ao chamado da comunidade acadêmica. Ele destacou que é evidente a necessidade da Uneb Brumado de um espaço que simbolize a relevância de sua atuação na Educação Superior, tanto no município quanto na região. Reafirmou, ainda, seu compromisso de apoiar plenamente essa causa, estando ao lado de estudantes, Professores e servidores nessa caminhada.
Foto: Divulgação/CMB
You are a very intelligent person!
I was looking at some of your blog posts on this website and I believe this site is real informative! Keep on putting up.
I’d should verify with you here. Which isn’t something I often do! I enjoy studying a publish that will make people think. Also, thanks for permitting me to remark!