redacao@jornaldosudoeste.com

Mobilização por sede própria da Universidade do Estado da Bahia em Brumado busca apoio do Legislativo Municipal

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Redação

Professores, estudantes e servidores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Brumado continuam mobilizados em busca da conquista de uma sede própria para a Instituição. Na última segunda-feira, dia 7, eles participaram da sessão ordinária da Câmara Municipal, onde buscaram apoio dos vereadores para a proposta de sensibilizar o Governo do Estado, para que o prédio do antigo Colégio Estadual seja cedido para abrigar o Campus da Universidade em Brumado.

A mobilização, reforçam as lideranças do  Movimento #UnebnoCEB, reflete a necessidade de um espaço adequado para as atividades acadêmicas e administrativas da Universidade, que atualmente ocupa um prédio alugado e enfrenta desafios estruturais, conforme pontuaram na Tribuna Livre o Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Ruy d’Oliveira Lima; a secretária do Núcleo de Pesquisa e Expansão, Professora Tatiana de Souza Porto Aguiar, e a estudante do Curso de Direito, Fernanda de Souza Matos, que também a importância de uma sede própria não apenas para melhorar a qualidade do Ensino, mas assim como, para fortalecer a presença da Universidade na comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do município e sua microrregião.

Em sua intervenção, o Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Ruy d’Oliveira Lima, destacou que a Uneb atende Brumado e diversos municípios da microrregião, e que é totalmente justo que a Instituição busque conquistar sua sede própria após tantos anos. “A Uneb é uma Instituição resiliente. Acredito que, neste momento, é extremamente pertinente que ela reivindique um espaço para estabelecer suas bases, construir Laboratórios e atrair mais investimentos, especialmente por ser uma Instituição Pública. Uma Universidade como a Uneb não pode ficar sem sede própria”, argumentou.

A Professora Tatiana de Souza Porto Aguiar, secretária do Núcleo de Pesquisa e Expansão da Instituição, ressaltou que o objetivo da presença do Movimento #UnebnoCEB no Legislativo Municipal foi mostrar à sociedade os avanços alcançados no Campus ao longo de mais de duas décadas e, com isso, reivindicar um espaço próprio para a expansão da estrutura da Uneb/Brumado. “Nos 23 anos em que estamos em Brumado, já formamos mais de 2.500 pessoas pela Uneb. Com esses dados e informações, nosso intuito é sensibilizar a comunidade, a Câmara Municipal e todos a se unirem em prol da nossa bandeira, que é a Educação e o fortalecimento do Ensino Público Superior em nossa cidade”, afirmou.

Em nome do Núcleo Estudantil, Fernanda de Souza Matos, aluna do curso de Direito, enfatizou que a hashtag #UnebnoCeb nas redes sociais visa intensificar a demanda pela criação da sede própria da Instituição no prédio do antigo Colégio Estadual de Brumado, atualmente desocupado. “Esse espaço público está em desuso, praticamente deteriorado e vazio, enquanto nós, estudantes, estamos ocupando um shopping fechado e utilizando salas comerciais como se fossem salas de aula. É fundamental que tenhamos uma sede própria”, salientou.

O vereador Carlos Magno – Maguinho – de Souza Novais (MDB), líder da oposição na Câmara Municipal, manifestou apoio ao pedido dos Professores, estudantes e servidores da Uneb/Brumado para que o Governo do Estado ceda o prédio do antigo Colégio Estadual, visando sediar o Campus da Instituição. O vereador emedebista enfatizou que a sociedade de Brumado deve responder ao chamado da comunidade acadêmica. Ele destacou que é evidente a necessidade da Uneb Brumado de um espaço que simbolize a relevância de sua atuação na Educação Superior, tanto no município quanto na região. Reafirmou, ainda, seu compromisso de apoiar plenamente essa causa, estando ao lado de estudantes, Professores e servidores nessa caminhada.

Foto: Divulgação/CMB

3 comentários em “Mobilização por sede própria da Universidade do Estado da Bahia em Brumado busca apoio do Legislativo Municipal”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 748