Tema foi debatido em encontro de prefeitos, em Brasília
Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil
Frotas velhas, dificuldades para a manutenção de veículos e de vias, alto custo e subsídios são alguns dos desafios das prefeituras para garantir o ir e vir de seus habitantes, com bons serviços e estruturas voltadas à mobilidade urbana. Algumas das políticas públicas criadas pelo governo federal para ajudar os municípios neste desafio foram apresentadas nesta quarta-feira (12) durante um dos painéis do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
Autoridades federais, prefeitos e secretários municipais que participaram da mesa Mobilidade Urbana: Apoio Federal aos Serviços de Transporte Público Coletivo classificaram como “obsoleto” o modelo de financiamento de transporte público baseado no número de passagens emitidas. Muitos defenderam que essa contabilidade seja feita a partir do custo do serviço para atender às demandas específicas do município.
O secretário de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Marcos Daniel, disse que faz parte das políticas do ministério dar prioridade ao transporte público e sua infraestrutura e que o desafio é torná-lo atrativo, com lógica de fluidez no trânsito.
Segundo ele, deve ser levado em conta que quanto mais barato for o serviço, mais utilizado ele será pela população. Marcos Daniel ressaltou a necessidade de planejamento no setor. “Ouçam a população. Desde os passageiros até os comerciantes. As prefeituras precisam identificar as necessidades e saber quantos veículos são necessários e em que horários. Essa organização é fundamental para a prestação do serviço”, disse ele referindo-se tanto às situações em que o serviço é prestado pela prefeitura ou quando é concedido à iniciativa privada.
O secretário ressalta que é importante a prefeitura saber exatamente quanto custa o serviço para atender à demanda de sua cidade para, então, decidir como ele será pago.
“O modelo custo-passageiro está obsoleto”, disse ao sugerir, como uma das possibilidades, o cálculo a partir do custo global para, então, buscar a solução mais adequada, o que poderia viabilizar, inclusive, a tarifa zero (transporte gratuito), caso o poder público opte por arcar com o custo. “Sabendo o custo, busca-se formas de como pagá-lo”, disse.
Apagão de informações
Marcos Daniel pediu aos prefeitos que participem da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana. Segundo ele, esses dados dão ao governo federal melhores condições para desenvolver suas políticas públicas, ajudando as prefeituras na elaboração de seus projetos de mobilidade.
Segundo a gerente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Tainá Bittencourt, o país vive um “apagão de informações” com relação ao transporte público, que é atribuição das prefeituras.
“Não se sabe sequer o número de passageiros que fazem o uso [dos transportes coletivos]. Muito menos o de idosos. Isso gera distorções nos repasses”, disse.
PlanMob e Capacidades
O secretário do Ministério das Cidades alertou que o prazo para participação das prefeituras no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), iniciativa que visa ajudar a prefeitura a planejar sua mobilidade urbana para os próximos 10 anos, encerra este ano.
“Vocês precisam acessar o ministério das Cidades e comunicar sobre o interesse em elaborar o seu plano. Nós daremos toda a ajuda necessária, disponibilizando tecnologias para que o plano seja elaborado”, disse Marcos Daniel.
Ele lembrou também que há diversos cursos no portal do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (Capacidades), canal de transmissão de conhecimento para a “construção democrática das cidades brasileiras”, a partir da integração das políticas públicas de desenvolvimento urbano.
Representando a Casa Civil, o gerente de projetos do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), Pedro Boffi de Filippi, apresentou algumas das ações e números relativos à nova edição do programa.
“Muitos dos novos investimentos visam modais com mais sustentabilidade, em especial os veículos elétricos”, disse ele ao citar, também no âmbito da pasta, projetos voltados a sinalização, ciclovias, integração de modais e investimentos de alto valor para veículos sobre trilhos, além da retomada e conclusão de obras estruturantes.
Apoio financeiro
O superintendente da Área de Infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Felipe Borim, falou sobre os instrumentos de apoio financeiro disponibilizados pelo banco aos municípios. As soluções variam de acordo com o perfil das cidades, o que abrange número de habitantes e características como a dimensão do município.
Essas soluções levam em conta pontos como racionalização econômica, priorização de modalidades de maior capacidade e menor custo operacional, privilégio do transporte coletivo sobre o individual e utilização de tecnologias mais adequadas.
“O momento atual é desafiador, após uma crise iniciada há décadas que resultou, pela primeira vez, em cidades com o uso de transportes públicos serem superados pelos individuais”, disse o superintendente ao enfatizar que o BNDES quer chegar nas prefeituras e pequenos municípios, mas que, para implementar os projetos, é preciso planejamento e estudos.
“Estamos oferecendo soluções amplas, desde o planejamento até a implementação, passando pelo financiamento. Estamos focando também na renovação de frota, estimulando os veículos elétricos e outros também sustentáveis”, acrescentou referindo-se a programas como o Fundo Clima, que oferece taxas atrativas visando a eletrificação da frota de transportes coletivos.
Papel regulador
O diretor de Infraestrutura e Melhoria do Ambiente de Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Alexandre Messa, disse que muitos municípios desconhecem seu papel enquanto reguladores de serviços de mobilidade urbana.
“Vários órgãos não se percebem como reguladores, projetando esse papel para as agências. Os municípios, em termos de mobilidade, desempenham esse papel de reguladores e encontram dificuldade na elaboração desse papel”, disse o diretor.
Ele sugeriu, a prefeitos e secretários, que procurem se informar sobre como fazer normas de regulação, bem como sobre as etapas necessárias nesse processo, bem como para a análise de impacto regulatório. “É muito importante que o resultado disso seja apresentado em relatórios com qualidade”, acrescentou.
Foto: © Marcelo Camargo/ Agência Brasil
I love it whenever people come together and share thoughts.
Great blog, keep it up!
I was recommended this blog by my cousin. I am not sure whether this post is written by
him as nobody else know such detailed about my trouble.
You’re amazing! Thanks!
Hi, I do think this is a great website. I stumbledupon it
I may revisit once again since i have book-marked it.
Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to guide other people.
r15446
Great post. I was checking constantly this weblog
and I’m inspired! Very helpful information specifically the last part :
) I deal with such information a lot. I was looking
for this certain information for a very lengthy time.
Thanks and best of luck.
Very good blog! Do you have any hints for aspiring writers?
I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything.
Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid
option? There are so many options out there that I’m totally overwhelmed ..
Any suggestions? Many thanks!
Here is my blog post: Packaging Machine
Spot on with this write-up, I really think this web site needs a lot
more attention. I’ll probably be returning to read through more, thanks
for the information!
That is a great tip especially to those new to the blogosphere.
Simple but very accurate information… Appreciate your sharing
this one. A must read article!
I need to to thank you for this good read!! I definitely loved every little bit of it.
I have you book-marked to check out new stuff you post…
I am really inspired together with your writing skills as neatly as with the structure in your weblog.
Is this a paid topic or did you modify it your self?
Anyway keep up the excellent high quality writing, it’s uncommon to look a great blog like this
one these days..
Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve truly enjoyed
browsing your blog posts. After all I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you
write again very soon!
I take pleasure in, result in I found just what I
was having a look for. You’ve ended my 4 day long hunt!
God Bless you man. Have a great day. Bye
Fantastic goods from you, man. I have understand your stuff previous to and
you’re just too wonderful. I really like what you’ve acquired here, certainly
like what you are stating and the way in which you say it.
You make it enjoyable and you still take care of to keep it smart.
I can not wait to read much more from you. This is really
a tremendous web site.
Hello I am so happy I found your webpage, I really found you by error, while I was
searching on Yahoo for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say
thank you for a tremendous post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go through it all at the moment but I have bookmarked it and also included your RSS feeds, so when I have time I
will be back to read a great deal more, Please
do keep up the superb jo.
Wonderful beat ! I wish to apprentice even as you amend your website,
how can i subscribe for a weblog website? The account aided me a acceptable
deal. I were tiny bit familiar of this your broadcast provided brilliant clear concept
Keep on working, great job!
Hi there, its fastidious paragraph about media print, we all understand media is a
enormous source of facts.
Hey there! I know this is kinda off topic but I was wondering if you knew
where I could get a captcha plugin for my comment form? I’m using
the same blog platform as yours and I’m having difficulty finding one?
Thanks a lot!
I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great.
Cheers!
I do not know who you are but definitely you’re going to a famous blogger if
you aren’t already
Tremendous things here. I’m very happy to look your post.
Thank you a lot and I am taking a look forward to contact you.
Will you please drop me a e-mail?
Excellent post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
I care for such info much.
Very helpful info specially the last part
I was seeking this particular info for a very long time.
Thank you and good luck.
It’s really a great and useful piece of info. I am satisfied that you just shared this helpful information with us.
Please stay us informed like this. Thank you for sharing.