redacao@jornaldosudoeste.com

Morador de Vitória da Conquista ajuda preservar memória ferroviária do país

Publicado em

Apaixonado por trens, ele aderiu ao hobby do ferreomodelismo para matar a saudade dos áureos tempo das ferrovias

por F2 Assessoria de Imprensa

O hobby do ferreomodelismo tem ganhado popularidade entre aqueles que buscam relaxamento, diversão, alívio do estresse ou até mesmo cultivar seu amor pelas ferrovias. Os trens elétricos são uma excelente opção para entreter a mente e passar o tempo, especialmente em momentos delicados como o atual.

Em Vitória da Conquista, o empresário Carlos Magno Santos Chaves é um entusiasta dos trens e iniciou seu envolvimento nesse fascinante hobby cerca de um ano atrás. Em pouco tempo, ele construiu uma coleção impressionante que despertaria inveja até mesmo em ferreomodelistas experientes. “Tenho 90 vagões e 15 locomotivas, que operam em uma maquete com quatro pistas, totalizando aproximadamente 120 metros lineares. Aproveito parte do meu tempo livre para dedicar-me aos trens quase que diariamente”, afirma Carlos.

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo e remonta ao período em que o transporte ferroviário se tornou amplamente adotado. As primeiras miniaturas de trens foram produzidas por artesãos alemães por volta de 1830. Desde então, muita coisa mudou, especialmente no Brasil, onde o transporte ferroviário de passageiros tornou-se praticamente inexistente, com exceção dos passeios turísticos. No entanto, a paixão de algumas pessoas por esse hobby só aumentou.

“O ferreomodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos em escala, e arte. Os entusiastas desse hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, decorar e criar cenários, e projetar construções. Construir uma maquete requer habilidades de observação, pois todo o trabalho de reproduzir o mundo real é completamente artesanal”, explica Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos, uma empresa com mais de 50 anos de atuação em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A Frateschi é a única fabricante de trens elétricos em miniatura e réplicas de composições reais na América Latina. “Em tempos como os atuais, em que as famílias estão passando mais tempo em casa, é importante encontrar um hobby para distrair a mente. As pessoas podem pensar que o transporte ferroviário está obsoleto, mas ele está vivo e em expansão. As ferrovias têm um valor estratégico fundamental para um país como o Brasil, e esse crescimento contribui ainda mais para a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens. Muitos deles compartilham o hobby do ferreomodelismo com as gerações futuras”, conclui Lucas

Foto de Capa: Arquivo Pessoal

6 comentários em “Morador de Vitória da Conquista ajuda preservar memória ferroviária do país”

  1. Eu tive a oportunidade de ver de pertinho a produção desse sonho e confesso que fiquei impressionada com a grandiosidade dessa realização.
    Parabéns pela dedicação!!
    Belo trabalho!

    Responder
  2. Sou moradora da cidade de Valença -BA tenho uma imensa vontade de morar aí em Vitória da Conquista, estou a procura de um emprego de doméstica, babá, companhia aceito até pra dormir com folga valor a combinar

    Responder

Deixe um comentário