redacao@jornaldosudoeste.com

Moraes proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Acesso está proibido em todos os hospitais do estado de São Paulo

Por André Richter – Repórter da Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) de requisitar prontuários de pacientes que realizaram aborto legal em hospitais paulistas.

A decisão foi motivada por notícias publicadas pela imprensa sobre solicitações de acesso que teriam sido feitas pelo Cremesp ao Hospital das Clínicas de Botucatu (SP).

Na decisão, que foi publicada nesta quinta-feira (12), Moraes determina que a proibição de acesso aos prontuários das pacientes se estenda a todos os hospitais do estado.

“Determino que está vedado ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo requisitar prontuários médicos de pacientes que realizaram aborto legal”, decidiu o ministro.

Moraes também determinou a intimação do conselho para explicar os pedidos de acesso aos prontuários.

Em maio deste ano, Alexandre de Moraes suspendeu a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para proibir a assistolia fetal para interrupção de gravidez.  O procedimento é usado pela medicina nos casos de abortos previstos em lei, como o caso de estupro.

No mês seguinte, o ministro determinou a suspensão de processos disciplinares abertos pelo Cremesp contra médicos que realizaram a assistolia.

O caso chegou ao STF por meio de uma ação protocolada pelo PSOL.

Ao editar a resolução, o CFM entendeu que o ato médico da assistolia provoca a morte do feto antes do procedimento de interrupção da gravidez e decidiu vetar o procedimento.

“É vedada ao médico a realização do procedimento de assistolia fetal, ato médico que ocasiona o feticídio, previamente aos procedimentos de interrupção da gravidez nos casos de aborto previsto em lei, ou seja, feto oriundo de estupro, quando houver probabilidade de sobrevida do feto em idade gestacional acima de 22 semanas”, definiu o CFM.  

Foto: © Bruno Peres/ Agência Brasil

3 comentários em “Moraes proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto”

  1. certainly like your website but you need to take a look at the spelling on quite a few of your posts Many of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to inform the reality nevertheless I will definitely come back again

    Responder
  2. Nazilli otelleri, geniş yelpazedeki fiyat aralıkları ile her bütçeye hitap etmekte olup, temel ihtiyaçları karşılayan mütevazı pansiyonlardan, modern imkanlarla donatılmış dört ve beş yıldızlı tesislere kadar çeşitlilik göstermektedir. Bu sayede konuklar kendi beklenti ve gereksinimlerine uygun konaklama seçeneklerini rahatlıkla bulabilmektedirler.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744