redacao@jornaldosudoeste.com

Multidão acompanha ato de transição administrativa do Distrito de São José do Colônia para Itambé

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Autoridades, secretários municipais, coordenadores, servidores municipais e moradores se reuniram nesta terça-feira (02), durante a Solenidade que marcou a transição administrativa do Distrito de São José do Colônia que, após a publicação da Lei nº 13.722, de 27 de abril de 2017, deixou de pertencer ao município de Caatiba e foi reintegrado ao território de Itambé.

            O momento foi marcado por muita emoção e, na oportunidade, o prefeito de Itambé, Eduardo Gama, recebeu simbolicamente do prefeito de Caatiba, Paulo Paiva, a chave do Distrito, representando dessa forma a passagem administrativa.

            O ato de transição foi motivo de festa para a população local que, na época do processo de desmembramento entre os anos de 2010 e 2011, fez várias manifestações contra a decisão. Para os moradores, a reintegração significa a reconquista da identidade perdida, uma vez que o Distrito pertenceu a Itambé desde a sua fundação, criando entre os moradores e o município fortes laços culturais e administrativos.

            Durante o momento solene, o prefeito Eduardo Gama, emocionado com a receptividade dos moradores, ressaltou as vantagens que as mudanças vão trazer tanto para a sede quanto para o Distrito. “São vários pontos positivos, entre eles, o resgate da identidade dos moradores, o acréscimo populacional e o regresso dos mais de 80 servidores efetivos que precisaram se deslocar à sede de Itambé, desde a ocasião da desintegração”, pontuou o gestor.

            Ainda falando do aumento da população, o Eduardo frisou que serão mais de três mil novos habitantes integrados a Itambé, o que vai permitir o aumento na receita de 1.2 para 1.4 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “A partir de 2018, teremos então um fôlego financeiro melhor para darmos conta das despesas crescentes e difíceis que estamos vivendo hoje em Itambé. Esse aumento de receita será o grande marco do ajuste fiscal, que considero de suma importância para o equilíbrio e sobrevivência do Município”, informou.

            O prefeito também ressaltou a luta nos primeiros meses deste ano para reconquistar o Distrito e o apoio de várias autoridades para concretizar essa vitória. “A volta de São José do Colônia é fruto de muito trabalho e do apoio que tivemos de algumas pessoas, como do deputado Rosemberg Pinto, dos vereadores da base aliada, além do prefeito e vereadores de Caatiba”, lembrou Eduardo.

            Ainda na oportunidade, o prefeito de Caatiba, Paulo Paiva, apontou as vantagens que as mudanças também vão levar para o seu município, sobretudo na parte financeira. Ele aproveitou para agradecer à população de São José do Colônia pela parceria e desejou êxito à Administração de Itambé junto ao Distrito.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 747