Durante os dias 23, 24 e 25 os municípios de Guanambi, Urandi, Palmas de Montes Alto, Rio do Antônio, Candiba, Jacaraci, Lagoa Real, Ibiassucê e o próprio município sede, participaram de uma capacitação do Programa Bolsa Família, em Caetité.
O objetivo do encontro foi aperfeiçoar o processo de entrevista e coleta de dados das famílias de baixa renda, assim como, fortalecer a identificação de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos.
O gestor do Programa em Caetité, Paulo César Moreira, destacou que com essa capacitação os municípios terão um melhor relacionamento com os Governos Estadual e Federal.
“Caetité será o município polo da Rede de Gestores dos Municípios que compõem o Consórcio Alto Sertão Produtivo. A partir desse encontro, não só Caetité, mas todos os municípios vizinhos irão trabalhar em parceria para desenvolver os programas sociais de maneira mais correta e eficaz”, explicou Paulo.
A capacitação foi de extrema importância, pois possibilitou um maior conhecimento sobre o processo de entrevista com o beneficiário do Bolsa Família, o entendimento de que os grupos populacionais tem prioridade no cadastro e a troca de informações/experiência com outros gestores e técnicos presentes na capacitação.
“O Cadastro Único é mais que uma base de dados das famílias de baixa renda, é uma ponte que facilita o acesso às políticas públicas para melhorar a condição de vida da população. Preparamos os municípios durante esse encontro para preencher corretamente os formulários desse Cadastro, pois é através dele que o Governo Federal consegue identificar as características de cada família”, explicou Andréia Silva, instrutora da Capacitação.