22/10/1901 † 19/10/1958
Por Antônio Novais Torres
![](https://controle.jornaldosudoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/xxxx-688x1024.jpg)
“Sob a pele de um médico, digno desse nome, está sempre um filósofo” (Pacheco Silva, em 1962).
DATA DE NASCIMENTO: 22/10/1901.
LOCALIDADE DE NASCIMENTO: Macaúbas.
RELIGIÃO: Espírita.
FILIAÇÃO: filho de Antônio da Silva Lula (fogueteiro) e Maria da Glória Oliveira Lula, casados em 16/12/1906 e foram testemunhas: Manoel Cardoso da Paixão e José Inácio Gomes. Antonio da Silva Lula, filho de José Baldoino Ribeiro Lula e Ana Flora da Silva, filha de Antonio Messias de Oliveira e Ana Rosa de Oliveira. Os nubentes são da freguesia de Macaúbas e residentes nesta freguesia.
IRMÃOS: Otoniel (1904), Maria (1909); Eurico (1912); Herodina (1913): Flora (1915); Eros (1917), Eurico (1918), Urânia, Eulina, Iraci, Eunice, Eulina, Maria Enelzita(1920) e Nair.
FORMATURA: Faculdade de Medicina da Bahia, primaz do Brasil, 108ª turma, ano de 1924, com 23 anos de idade. Aluno aplicado e inteligente foi sempre aprovado com louvor. Teses doutorais de titulados pela Faculdade de Medicina da Bahia, no ano de 1924. Nelson da Silva Lula defendeu a tese TYMPANISMO ABDOMINAL PREASCITICO. FAMEB, 124F. Formado especializou-se em Alergia.
DATA DE FALECIMENTO: 19/10/1958, em Brumado, com 57 anos de idade. Óbito atestado pelo médico Rui da Silva Matos. Encontra-se enterrado no cemitério municipal Senhor do Bonfim, em Brumado.
No interior, o médico é generalista e, nessa condição, Dr. Nelson foi perito e consagrado parteiro. Realizava a medicina por vocação e prazer pessoal de cuidar dos necessitados. Dr. Nelson da Silva Lula não chegou a ser inscrito no Cremeb (Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia), porquanto esse Conselho só foi fundado em 1958.
LOCALIDADES EM QUE CLINICOU: Espinosa-MG, Vitória da Conquista e Brumado na Bahia. Também trabalhou em Brumado, como médico da empresa Magnesita S.A., por muitos anos.
CASAMENTO: Casou-se em Piatã, comarca de Rio de Contas, com a rio-contense Leonor Xavier Lula, filha do Dr. Lindolfo Francisco de Souza Xavier (Juiz de Direito) e Dona Adelaide Meireles Lisboa Xavier.
FILHA BIOLÓGICA DO CASAL: Maria Bernadete Lula Xavier, faleceu ainda jovem, apesar dos esforços do pai médico para curá-la de uma tuberculose. Foi internada em um hospital especializado em Recife/PE e não obteve êxito no tratamento. O, pai, médico, ficou desgostoso por não ter podido curar a filha e, desapontado, abandonou a medicina e foi morar em uma casa à beira da estrada de terra na Serra dos Pombos. Lá passou a garimpar esmeraldas – atividade que tinha conhecimento, por estudos e por ter morado em região de mineração. Passou a viver desse trabalho.
Dr. Nelson Lula, após o falecimento da filha Bernadete, um amigo espírita, cientificou-lhe que no Centro Espírita Humberto de Campos em Vitória da Conquista, um médium psicografou uma mensagem endereçada a ele.
Depois de examinar a carta que continha detalhes que só ele conhecia, ficou surpreso com o fato e, converteu-se ao espiritismo. (Informante: Erico Dias Lima).
FILHOS DE DR. NELSON LULA POR ADOÇÃO: Marlene Lula Maciel e Iolanda Xavier Lula nascidas em Espinosa (MG). Oldimar de Souza Lula, sobrinho do médico, foi criado por este, como se fosse seu filho biológico. Marlene e Iolanda formaram-se em magistério em Caetité. Iolanda posteriormente, com os filhos criados, formou-se em Direito.
HOMENAGENS: Projeto de Lei nº 116 de 12/03/1959, no governo de Dr. Juracy Pires Gomes, denominou-se um logradouro da cidade de Praça Dr. Nelson Lula no centro da cidade. Em 2012 através Dec. 4.578, o município prestou-lhe homenagem dando o seu nome à instalação do Centro Ecumênico do Hospital Regional Professor Magalhães Neto (HRPMN).
Em homenagem ao médico Dr. Nelson Lula, o espírita Pedro Ricardo Souza Barbosa, um dos fundadores da Sociedade Espírita Albino Viana, nominou o projeto do qual é o responsável de Condomínio Recanto do Amor Dr. Nelson Lula e declarou: “Demos o nome de Condomínio Recanto do Amor Dr. Nelson Lula em homenagem a um grande médico [e espírita] do município de Brumado, que fez parte da história da cidade e principalmente pelo lado humano dele”.
PARTICULARIDADES: Dr. Nelson sofreu um acidente na Serra dos Pombos (município de Anagé). Quando foi prestar socorro ao amigo “Caenga” que teve o caminhão acidentado, na diligência sofreu lesões que o deixaram com sequelas, ficou mancando de uma perna e usava prótese para corrigir a função comprometida.
Conta-se que o Dr. Nelson foi grande sedutor, porém em seu ofício de médico, era ético e responsável, observava os ensinamentos de Hipócrates.
Dr. Nelson era uma pessoa muito sensível, humano e caridoso. Fazia caridade na qualidade de médico e, por fraternidade universal, visitava enfermos, medicava-os e, às vezes, contribuía monetariamente para aquisição de medicamentos. Era um homem alegre, muito espirituoso e bem-humorado. Talvez por ser espírita, dificilmente cobrava dos pobres e parentes pelas consultas realizadas. Espirituoso apelidou o seu consultório, que ficava anexo à sua residência na Rua Exupério Canguçu de PPP, por não cobrar consulta de pobres, parentes e putas, por solidariedade.
Com o falecimento da filha Bernadete, narra-se que o Dr. Nelson abandonou a medicina e foi para o garimpo nas cercanias de Anagé/BA, antiga Vila de São João de Vila Nova, onde Nelson fazia compras. Lá era conhecido como Nelson o dono da mina (esmeraldas) localizada na Serra dos Pombos que fica entre Anagé e Vitória da Conquista. Ele tinha conhecimento de mineralogia, nasceu em uma região que produzia minerais e era estudioso do assunto.
Certa feita, um de seus garimpeiros foi avisar-lhe que não iria trabalhar naquele dia, para socorrer a mulher que estava com complicações no parto (o nascituro estava atravessado) e iria procurar um médico para assisti-la, pois a parteira lhe havia recomendado essa providência para salvar a mulher e o rebento.
Nelson prontificou-se a ver a mulher e constatou a necessidade da sua intervenção médica, atividade até então desconhecida dos peões. O marido da parturiente e a parteira protestaram, alegando que ele era leigo. A parteira já havia desistido de efetuar o parto devido às complicações e a falta de recursos. Nelson tomou a iniciativa e revelou a sua identidade de médico. Efetuou o parto, salvou mãe e filho. Então, passou a ser conhecido como Dr. Nelson – o parteiro. A partir desse episódio, voltou a clinicar em Brumado. (Com informações de Erico Dias Lima).
À noite, na calçada da casa do médico, onde hoje funciona o atual Hotel Moura, na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, era ponto de encontro de amigos. Ali eles trocavam ideias e conversas informais; comentavam sobre tudo, desde as fofocas até às notícias sociais, culturais e religiosas. Dr. Nelson, sempre bem-humorado, de temperamento alegre, tinha espírito brincalhão e era muito comunicativo. Às vezes criticava e pormenorizava feitos desairosos conhecidos de algumas personalidades da sociedade local.
Depois de tanta fraternidade, exemplos de dignidade, dedicação e calor humano, amor ao próximo, prática de caridade na luta pela promoção social, principalmente das populações carentes, morreu em 19/10/1958, cumprindo a missão que lhe fora designada por Deus, deixando saudades aos parentes e amigos. O Corpo está enterrado no cemitério municipal Senhor do Bonfim.
Em 18 de abril de 2019 a Praça Nelson Lula, ganhou um novo projeto arquitetônico, foi completamente remodelada, com espaço de lazer e entretenimento.
*FONTES:
Informações prestadas por Erico Dias Lima, a quem agradecemos a colaboração;
Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais em Brumado;
Pedro Ricardo Souza Barbosa (Entrevista);
Prefeitura Municipal de Brumado (projeto da reforma).