redacao@jornaldosudoeste.com

No Rio Grande do Norte, MIDR realiza detonação de rocha para continuar obra de túnel do Ramal do Apodi

Publicado em

Estrutura hídrica faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e vai beneficiar, quando finalizar, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades do Nordeste do País

Por: Agência do Rádio

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizou nessa terça-feira (25), a detonação de uma rocha para dar continuidade às obras do Túnel Major Sales, na cidade de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte. A estrutura faz parte do Ramal do Apodi e terá 6,3 quilômetros de extensão.

Uma das obras previstas no projeto original da transposição do Rio São Francisco, o Ramal do Apodi vai beneficiar, quando concluído, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. O investimento federal no empreendimento é de R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 938,5 milhões para as obras físicas.

Por meio do Ramal do Apodi, as águas do Velho Chico serão transportadas a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão aproximada de 115 quilômetros.

Presente à ação, o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, comentou a importância da obra. “O Ramal do Apodi é bastante significativo, pois vai garantir tanto a segurança hídrica da região quanto uma forma de estimular o desenvolvimento econômico local”, declarou. “O ministro Waldez Góes e o presidente Lula sempre falam da importância de diminuir as desigualdades regionais e essa estrutura ajudará nesse sentido”, completou.

Também estiveram no local nessa terça-feira o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Oscálmi Porto, e o gerente de Projetos, Erik Parente.

O Ramal do Apodi faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que tem como objetivo aumentar a garantia e a oferta hídrica no semiárido brasileiro, por meio da transferência de água para os reservatórios e sistemas estratégicos da região.

Foto de Capa: Divulgação/MIDR

Deixe um comentário