redacao@jornaldosudoeste.com

Novidades tech para agricultores do Norte e Nordeste

Publicado em

Sistema de pulverização seletiva que economiza até 90% na aplicação de defensivos agrícolas é uma das principais ferramentas de combate à resistência do capim amargoso

 

Por Val Machado

 

A Trimble, fabricante mundial de tecnologias avançadas para agricultura de precisão, leva ao agricultor do norte e nordeste soluções tecnológicas que maximizam a produtividade e os lucros do produtor. As novidades serão destaques durante a Bahia Farm Show, que acontece em Luís Eduardo Magalhães (BA) entre os dias 28 de maio e 1º de junho.

Um grande desafio dos produtores das regiões é a resistência do capim amargoso aos herbicidas. Para isso, a Trimble destaca o sistema WeedSeeker®, que aplica os defensivos agrícolas de forma seletiva, gerando uma economia de até 90% no bolso do produtor, evitando gastos desnecessários e promovendo um melhor controle sobre as plantas resistentes. Além disso, aplicando menos herbicidas, a tecnologia ainda reduz consideravelmente o impacto ambiental.

Seja dia ou noite, a tecnologia embutida nos sensores do WeedSeeker permite a leitura NDVI (Índice de Vegetação da Diferença Normalizada) e possibilita a diferenciação do índice vegetativo das plantas, determinando assim, onde o produto será aplicado. Sua exclusiva aplicação verde sobre verde permite, ainda, controlar plantas daninhas mesmo sobre outras culturas já plantadas.

O monitor GFX-750™ junto ao receptor NAV-900 também estarão expostos na feira. Lançado no Brasil no ano passado, o monitor tem interface intuitiva, como um tablet comum. A solução apresenta uma série de recursos para transformar as operações agrícolas por meio de seu ambiente intuitivo, inovador e preço acessível. Pode manter a comunicação com o escritório em tempo real via GPRS ou wi-fi. Além disso, por trabalhar com mais constelações, o sinal de GNSS tem um tempo de convergência muito menor e um desempenho mais robusto com maior precisão devido ao novo receptor Trimble.

Entre os principais benefícios estão: controlar implementos de diversas marcas do mercado (ISOBUS); mais opções de conectividade, como bluetooth ou wi-fi integrados ao produto; e tempo de convergência da correção de sinal RTX mais veloz. Essa última funcionalidade possibilita um desempenho mais potente em ambientes difíceis e um tempo de convergência da correção de sinal RTX mais rápido. Além disso, o receptor/controlador NAV-900 diminui consideravelmente a quantidade de cabos na cabine, o que a torna mais organizada e garante uma operação mais eficaz.

As soluções de plantio Trimble também fazem parte do mix de tecnologias de última geração levado para o produtor local O Controlador de Taxa Field-IQ promove a eficiência nos processos de plantio, adubação e pulverização, possibilitando economia de 10% nos gastos de insumos para esses fins. A solução permite controlar e ajustar a população de sementes e a taxa de fertilizantes de uma só vez, em taxa fixa e/ou variável, fazendo com que o plantio da cultura seja feito no local indicado e com a população ideal. Para melhorar o aproveitamento de solo, a solução permite, ainda, carregar mapas de semeadura com informações de grande valia para o operador. A última novidade da solução é que, agora, as embreagens são elétricas.

A Trimble também oferece o monitoramento de sementes basic. A ferramenta de monitoramento de sementes, que, além de contar com as funcionalidades básicas de alerta de falhas e população, grava a operação para ser visualizada na tela ou no escritório, possibilitando ajuste em campo antes da fase da colheita.

Segundo o gerente regional de Vendas da Trimble, Carlos Mello, o objetivo é levar ao agricultor do norte e nordeste tecnologias de última geração, fáceis de mexer e que atendam a qualquer tipo de cultura ou tamanho de propriedade, e um desses destaques é o WeedSeeker. “Poder economizar até 90% em um dos itens mais utilizados em qualquer tipo de cultura, impacta diretamente na rentabilidade do negócio, economia de tempo, custos e, sem dúvida, na produtividade”, explica.

Deixe um comentário