Por Ascom
A Editora Vox Salvatoris está lançando “Xaxado e o boi de ouro”, novo livro da Turma do Xaxado. Escrito por Tom S. Figueiredo, e com ilustrações de Paulo Setúbal, a publicação é baseada no universo e personagens criados por Antonio Cedraz, premiado cartunista baiano falecido em 2014. O livro tem 100 páginas e pode ser baixado gratuitamente no site assombrada.com. Exemplares impressos serão distribuídos para Bibliotecas, ONGs ligadas ao incentivo à leitura e Centros de Estudos em Literatura Infantojuvenil de todo o país.
A história gira em torno da confusão criada pelas crianças Xaxado e Zé Pequeno ao acidentalmente matarem um valioso boi de propriedade do amigo Arturzinho. Sem dinheiro para pagar o milionário prejuízo, os dois se veem diante da única solução possível: ressuscitar o boi e o devolver a Arturzinho. Partindo de uma narrativa folclórica conhecida – o episódio da ressurreição do boi no Bumba-meu-boi – a história passeia pelo universo encantado e mágico das nossas tradições. Mas é igualmente uma história que pensa nossa cultura com um olhar crítico que revela o contraste social no campo, a desigualdade de condições e as relações de poder entre as pessoas.
A Turma do Xaxado, embora primordialmente pensada para crianças, é um trabalho que tem sido apreciado por um amplo leque de leitores, por conta dos diferentes níveis de significação das suas histórias. Em “Xaxado e o boi de ouro”, Tom S. Figueiredo procurou respeitar o legado de Cedraz e esta característica essencial do seu trabalho, que fez com que a Turma do Xaxado pudesse ao mesmo tempo encantar uma criança iniciante na Literatura e um experiente crítico de arte; ou ser igualmente motivo de uma carta admirada de um adolescente e tema de dissertação de Mestrado na Universidade Federal da Bahia.
TOM S. FIGUEIREDO foi por muitos anos o principal escritor da Turma do Xaxado na equipe da editora de Cedraz. Autor do texto de “Xaxado e o boi de ouro”, escreveu, entre outros, “Pedro e a cobra-de-fogo” (Prêmio Funarte de Dramaturgia), “O pratinho” (1º lugar no Concurso Contos do Rio, do Jornal “O Globo”- RJ), “A Moça-gorila e o Engolidor de elefantes”, a coleção de HQs “Em terras Americanas” e o romance “Bem-vinda assombração” (2017).
PAULO SETÚBAL, autor das ilustrações, é cartunista premiado no Salão de Humor de Piracicaba. Caricaturista, roteirista de HQs e um artista plástico reconhecido, Setúbal participou de inúmeras exposições no Brasil e exterior. Publicou em “O Pasquim”, “Veja”, “A Tarde” e “Correio da Bahia”. Seus trabalhos estão em livros de diversas editoras, tais como L&PM e Escala.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Download gratuito do livro no site www.assombrada.com