Por Genaldo de Melo
Alguém já comentou que toda imbecilidade das sociedades ocidentais começou basicamente com a invenção da televisão. E realmente essa narrativa tem um fundo de verdade, pois relativamente foi aí que começou a grande “bestialização” da humanidade. A televisão é quem começa com seu entretenimento imbecil a transformar as gerações a partir dela em zumbis socializados. Depois, para piorar ainda mais, aparece o que deveria ser o melhoramento de nossa cultura, que são as redes sociais, mas que se transformaram em instrumentos do apedeutismo.
Hoje temos a cultura no seu sentido mais literal para poucos que aprendem a abrir e ler pelo menos alguns poucos livros na vida, e a ignorância e o lixo cultural despejado como veneno que inebria para as massas. É isto que as novas gerações a partir das invenções fantásticas das tecnologias da informação que foram criadas poderiam não ser: apedeutas.
É uma pena ver que a maioria dos brasileiros não conhece Maquiavel, Hobbes e Bodin para a política, Spinoza, Tolstoi e Emerson para assimilar um pouco da esperança de Deus, Dostoiévski, Huxley, Graciliano, Jorge Amado e outros para a imaginação, João Gilberto, Chico, Vivaldi, Bach e outros para a harmonia do espírito, mas se envenenam com os tomadores de uísque do agro com vozes roucas ridículas, que nada fazem a não ser imbecilizar os outros e encher seus cofres com dinheiro que nunca vão conseguir gastar todo em vida.
Os novos imbecis são infinitamente mais imbecis do que os poucos imbecis dos anos dourados de nossa geração dos anos 80, quando a gente pegava emprestados livros para ler porque não tínhamos dinheiro para comprar. Quem ouviu a poesia da MPB, do Rock and Roll, dos sambas dos morros cariocas, da música protesto baiana, não suporta a dor da miséria cultural da atual geração, que só se alimenta da ideologia cultural macabra do deus mercado!
Misericórdia, para aqueles que foram mordidos pelo veneno da imbecilidade coletiva! Misericórdia, porque como cegos culturais eles não têm a mínima noção do que fazem! São objetos da experiência da preguiça intelectual produzida por quem pensa de forma extremista! E tudo ainda pode piorar, porque o mal reside na política e os imbecis não querem mais participar, mais “papagaiar” aqueles que se denominam vencedores…!
I wanted to take a moment to commend you on the outstanding quality of your blog. Your dedication to excellence is evident in every aspect of your writing. Truly impressive!