redacao@jornaldosudoeste.com

O fantasma da amamentação 

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

por Amanda Silveira – comuniqueseamanda@gmail.com

Uma das coisas mais complicadas da maternidade é a amamentação… 
Desgasta muito. Cansa! Destrói! Mas, queima cerca de 900 kcal por dia, o que, na maioria das vezes, seca a gente sem nenhuma dieta. Na primeira gravidez, engordei 15 kg e emagreci 19kg. Na segunda, engordei 9,5kg e perdi 20,5 kg. Não é assim com todo mundo. Algumas pessoas não perdem peso…  

É relativo. Mas, é algo para motivar nas dificuldades…. Risos. 

O que é fato é o bem que nosso leite faz para o bebê. Não há nada melhor… A fórmula mais cara não chega aos pés do nosso bom e velho leite materno. Anticorpos passam de nós para os bebês pelo leite, além de todos os nutrientes necessários para que o bebê cresça forte e saudável. Fora isso, é na amamentação que se estabelece o maior vínculo afetivo entre nós e nossos pequeninos. 

Ainda assim, muita gente insiste em não amamentar… Nada difícil de entender. Amamentar prende. E, como disse no início, desgasta, cansa, destrói. Principalmente as mamadas noturnas, que nos privam de um sono íntegro e reconfortante. Não vou entrar no mérito de julgamento. Cada um faz o que quer. Cada um sabe seu próprio limite. Eu vi o bico do meu seio quase caindo de tão ferido na boca do meu primeiro filho… Tinha leite e sangue… Aguentei firme! Vi o segundo ter imensas dificuldades na pega… Ele chorava de fome. Eu chorava de medo de que ele não conseguisse. 

Aguentamos firme! Sem uma consultora de amamentação, que hoje pode e vai mudar toda essa história. Ah, ela muda… Mas, não tínhamos!  

Não me sinto melhor do que ninguém por isso, mas tenho orgulho em ter ido além do limite para garantir aos meus meninos o melhor. No fim, eles crescem e talvez não dêem o mínimo valor a esses pequenos sacrifícios que fazemos…  

Até porque não se lembram do que a gente nunca vai esquecer…  

Ainda assim eu repito essas histórias para eles porque quero que sejam homens que valorizem suas esposas, um dia. 

Tento criar bons homens, saudáveis de corpo e de alma. Mas, isso já é assunto para outro dia… 

2 comentários em “O fantasma da amamentação ”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745