Por Lucimar Almeida
Para ampliar o acesso das mulheres entre 50 e 69 anos ao exame de mamografia, o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, estratégia itinerante da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia que tem por objetivo promover a prevenção, detecção precoce e tratamento da doença em todo o Estado, está atendendo à população feminina de Bom Jesus da Lapa. A Unidade Móvel está estacionada na Praça Deodoro da Fonseca desde o último dia 12 e os atendimentos prosseguem até o próximo dia 29 de novembro. A iniciativa do Governo do Estado é operacionalizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria Municipal de Saúde. Não há qualquer exigência para o atendimento, que é gratuito e abrange três fases: exame de mamografia, biopsia do material coletado quando necessário e tratamento quando o resultado de laboratório indicar qualquer anomalia.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcélio Magno Magalhães Silva, que tem acompanhado pessoalmente o trabalho das equipes da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, a expectativa é que nos quinze dias em que o Programa vai estar sendo realizado no município, mais de duas mil e quinhentas mulheres sejam atendidas. “Estão sendo realizados 140 exames de mamografia por dia”, lembra o Marcélio Magno, acrescentando que visando dar mais comodidade e assegurar o cumprimento das metas previstas, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma estratégia organizacional prévia, utilizando as Unidades de Saúde do Programa Saúde da Família para agendamento das consultas, de forma a permitir que todas as mulheres possam ser atendidas sem atropelos. “Marcada a consulta, a mulher vai se dirigir à Praça Deodoro da Fonseca no dia agendado e será atendida sem atropelos. Tudo organizado e pensado para dar agilidade ao trabalho e qualidade ao atendimento das mulheres”, aponta o secretário.
Para assegurar que a totalidade das mulheres do município, sede e zona rural, na faixa etária dos 50 aos 69 anos sejam atendidas pelo Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, a Secretaria Municipal de Saúde montou um planejamento que incluiu a participação dos Agentes Comunitários de Saúde para identificação e encaminhamento das mulheres para o agendamento.
O secretário Marcélio Magno destacou ainda que todas as mulheres submetidas à mamografia e que por apresentar anomalias tiverem material encaminhado para biopsia e for constatada a doença, serão direcionadas para uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia para o tratamento com todas as despesas – passagens, hospedagem e alimentação – pagas pela Prefeitura Municipal.