Neste episódio a nutróloga Dra. Paula Guidi dará mais informações sobre o assunto.
Você quer ganhar massa muscular? Foi orientado por alguém a usar suplementos alimentares como Whey Protein, Aminoácidos e Creatina? Será que isso faz bem para você? Neste episódio a nutróloga Dra. Paula Guidi dá mais detalhes sobre a creatina.
A creatina é um composto produzido no nosso organismo, a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina, metionina). E 95% dela está armazenada em nossos músculos. Ela é uma fonte de energia rápida para exercícios de alta intensidade e curta duração.
Em geral, nosso corpo produz cerca de 1 grama de creatina por dia e outro 1 grama é ingerido na dieta através de carnes, peixes, frango, ovo, frutos do mar, leite e derivados.
Estudos mostram que o aumento de creatina a longo prazo ajuda a melhorar a força e potência muscular. São especialmente eficazes em esportes que contam com estímulo de alta intensidade e curta duração com pequenos intervalos entre um estímulo e outro. Futebol, tênis, musculação e tiros de corrida são alguns exemplos.
É importante ressaltar que a maior parte dos estudos, apesar de descobrir aumento de força e potência muscular, não achou diferença em composição corporal (ganho de massa magra) com o uso da creatina.
É bom ressaltar que um em cada três indivíduos não respondeu a suplementação de creatina e naqueles que pararam de usar, os estoques de creatina muscular voltaram ao normal após 4-5 semanas. Alguns efeitos colaterais relatados são ganhos de peso (devido a retenção de água no Músculo), enjoo e diarreia que podem ocorrer dependendo da dose utilizada.
Até o momento, não houve relação entre uso de creatina e alteração de função renal. Mas como não existem estudos sobre o uso de creatina em pessoas com doenças renais, o uso nessas pessoas não é recomendado.
Se você tem interesse em ganho muscular usando os benefícios da dieta e também da creatina, é recomendado que procure um profissional de saúde para te auxiliar.