redacao@jornaldosudoeste.com

O que faz um Deputado Estadual?

Publicado em

O Deputado Estadual é um representante eleito para preencher a Assembleia Legislativa e tem como principais tarefas: propor, emendar ou alterar projetos de leis estaduais, conforme os interesses da população e fiscalizar o trabalho do governador.

Como é eleito o Deputado Estadual e quem pode se candidatar?

Um Deputado Estadual é eleito via votação proporcional, ou seja, além de ter a maioria dos votos, também é contabilizado o número de votos do grupo partidário e o número de vagas conquistadas pelos partidos nas Assembleias.

Para se candidatar ao cargo, é necessário ter: nacionalidade brasileira; ter mais de 21 anos; título de eleitor; cumprido suas obrigações com o exército (em caso de homem); em caso de condenações penais, ter cumprido sua sentença por completo; ter uma residência ou moradia no estado de candidatura; estar filiado a um partido; além de ter sido escolhido pelo mesmo partido para o cargo e estar filiado à Justiça Eleitoral.

Como é o mandato de um Deputado Estadual?

O Deputado Estadual tem um mandato de 4 anos, e pode se candidatar à reeleição sucessivamente, sem limite de candidaturas.

Quais funções do Deputado Estadual?

Confira agora quais as funções do Deputado Estadual:

  • Criar, propor, emendar ou alterar projetos de leis estaduais;
  • Fiscalizar a atuação do governador, do vice-governador e dos secretários estaduais do estado seu respectivo estado além de julgar anualmente as suas contas prestadas;
  • Representar a população ao identificar os problemas sociais do estado e trazer esses temas para a Assembleia Legislativa;
  • Elaborar e direcionar os recursos do orçamento estadual para os municípios.

Essas são as competências de um representante da Assembleia Legislativa, cabe ao povo fiscalizar e cobrar esses exercícios.

Que atribuições decisivas tem o Deputado Estadual?

Entre as funções que comentamos, o Deputado Estadual tem influência direta e significativa no seu estado de atuação com algumas delas, como a administração do orçamento e das leis estaduais.

São por esses dados que o eleitor pode medir a produtividade e impacto do seu representante.

Lei Orçamentária Anual (LOA)

A Lei Orçamentária Anual é a lei que define as metas e prioridades para os recursos públicos do próximo ano. Ela é proposta anualmente pelo Presidente, Governadores e Prefeitos, e deverá ser aprovada pelos Deputados Federais, Senadores, Deputados Estaduais e Vereadores.

O LOA é muito importante, pois serve como um instrumento de acompanhamento da administração fiscal, que deve ser divulgado e transparente para que todo cidadão possa entender como estão os planejamentos e metas para o dinheiro público e julgar sua correta aplicação.

Assembleia Legislativa

As atribuições da Assembleia agem sobre todas as competências do Estado, tendo ao todo 26 responsabilidades, são algumas delas:

  • Atuar sobre a organização de sua Secretaria tal como seu funcionamento, polícia, criação, transformação e extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços.
  • Empossar ao Governador e ao Vice-Governador recém-eleitos.
  • Apresentar projeto de lei para administrar os recursos financeiros do Governador, do Vice-Governador, dos Secretários de Estado e dos Deputados Estaduais;
  • Avaliar anualmente as contas apresentadas pela Mesa da Assembleia Legislativa, pelo Governador e pelo Presidente do Tribunal de Justiça tal como do Tribunal de Contas.
  • Declarar a perda do mandato do Governador em atividade;

Agora você já sabe sobre o que os Deputados Estaduais são responsáveis e como podem representar seu Estado na Assembleia Legislativa. As próximas eleições serão em 10/2022, por isso, avalie bem qual o candidato irá garantir um futuro melhor para a população.

 

 

 

 

Foto de Capa: Reprodução Freepik

Deixe um comentário