redacao@jornaldosudoeste.com

Ocorrências de roubo e furto de caminhões crescem cerca de 22,5% no Brasil em 2023

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Falta de policiamento, monitoramento e baixa qualidade das vias são os principais fatores de risco, comenta especialista

por Rodrigo Bernardinho|Agência Mostra de Ideias

Nos primeiros meses de 2023, o Brasil tem enfrentado um aumento significativo nos roubos de caminhões nas estradas, o que tem gerado grande preocupação entre os transportadores em todo o país. Segundo um levantamento realizado pela Associação de Proteção Veicular APVS Truck, o número de ocorrências de roubo e furto de caminhões entre os associados aumentou em 22,5% de janeiro a maio de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com Alberto Andrade, superintendente da APVS Truck, a falta de segurança é um dos fatores facilitadores dos crimes nas estradas. Ele ressalta que “aumentar a presença policial e o monitoramento das principais vias do país pode contribuir para reduzir as ocorrências e proporcionar maior tranquilidade aos caminhoneiros. Além disso, é necessário melhorar as condições da malha rodoviária brasileira. Estradas mais modernas ajudariam a evitar acidentes e falhas nos veículos, o que poderia reduzir as tentativas de roubo e furto em áreas de risco”.

No estado de São Paulo, somente em 2022 foram registrados mais de 4.600 casos de assaltos, resultando em uma média de 17 caminhões roubados por dia. As cidades de Guarulhos e São Paulo lideram o número de ocorrências, com 291 casos na cidade da região metropolitana e 685 casos na capital.

Alberto comenta que diante dessa situação preocupante, a APVS Truck oferece aos seus associados serviços de monitoramento e rastreamento de veículos. Em casos de roubo ou furto, os associados são orientados a entrar em contato imediatamente com a central de assistência 24 horas para relatar o incidente.

A associação também fornece orientações a todos os seus associados sobre como evitar situações perigosas e de risco. Algumas dessas dicas incluem o planejamento antecipado da rota, a utilização de rotas variadas e a prática de rodízio nos locais de abastecimento, descanso e alimentação.

Foto de Capa: Canva

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745