redacao@jornaldosudoeste.com

Operação Dia Zero mira organização criminosa que desviou recursos da Saúde Pública em Salvador

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Agentes da Polícia Federal de Vitória da Conquista e Audotires da Controladoria Geral da União cumprem Mandados de Busca e Apreensão em Itapetinga

POR REDAÇÃO * – redacao@jornaldosudoeste.com

Na manhã desta quinta-feira, 12 de junho, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deram início à Operação Dia Zero, uma ação conjunta com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que estaria envolvida em desvio de recursos federais destinados às ações de Saúde Pública em Salvador.

As investigações tiveram início após a identificação de diversas irregularidades em um contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e uma Organização Social investigada. Este contrato, que tinha como finalidade fornecer suporte técnico na área de Tecnologia da Informação para facilitar o acesso aos serviços de Saúde Pública do município, permaneceu vigente por quase uma década, durante a qual foram constatados pagamentos realizados sem a devida cobertura contratual, indicando possíveis fraudes e desvios.

Nesta fase da operação estão sendo cumpridos 25 Mandados de Busca e Apreensão nos municípios de Salvador, Mata de São João e Itapetinga, na Bahia, além de Maceió, em Alagoas. Além disso, a 2ª Vara Especializada Criminal da Seção Judiciária Federal da Bahia expediu ordens de bloqueio de valores no valor de R$ 100 milhões, bem como o bloqueio de imóveis e o afastamento temporário de ocupantes de cargos públicos relacionados ao esquema.

Os investigados poderão responder por diversos crimes, incluindo fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, associação à organização criminosa e lavagem de ativos. As ações visam não apenas prender os envolvidos, mas também recuperar os recursos desviados e fortalecer os mecanismos de fiscalização na gestão pública.

Os alvos dos Mandados de Busca e Apreensão e dos bloqueios de valores autorizados pela Justiça Federal não foram identificados.

Participam da Operação cerca de 130 Policiais Federais e 18 Auditores da CGU.

Segundo uma fonte da Superintendência da Polícia Federal na Bahia, a operação evidencia o compromisso das autoridades na luta contra a corrupção e a má gestão dos recursos públicos destinados à Saúde Pública, reforçando a importância do combate às organizações criminosas que atuam nesses setores essenciais para a população.

* COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA POLÍCIA FEDERAL

Foto: Divulgação/CGU

8 comentários em “Operação Dia Zero mira organização criminosa que desviou recursos da Saúde Pública em Salvador”

  1. helloI like your writing very so much proportion we keep up a correspondence extra approximately your post on AOL I need an expert in this space to unravel my problem May be that is you Taking a look forward to see you

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Js EdiÇÃo Comemorativa