redacao@jornaldosudoeste.com

Operação Overclean: Prefeitos de Boquira e Ibipitanga são afastados cautelarmente dos cargos

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Polícia Federal deflagra quarta fase da Operação Overclean contra organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias e desvios de recursos públicos na Bahia. Além de Salvador e Camaçari, a  Ação cumpriu Mandados de Busca e Apreensão e Medidas Cautelares em Boquira, Ibipitanga e Paratinga

POR REDAÇÃO JS * – redacao@jornaldosudoeste.com

Nesta sexta-feira, 27 de junho, a Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal do Brasil, deu início à quarta fase da Operação Overclean, uma ação voltada a desmantelar uma organização criminosa suspeita de atuar em fraudes relacionadas a Licitações Públicas, desvio de recursos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

Na  operação estão sendo cumpridos, desde as primeiras horas da manhã, 16 Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. Além disso, foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos, visando garantir a investigação e prevenir possíveis interferências nos processos. Três agentes públicos, além de serem alvo de Busca e Apreensão, foram  afastados cautelarmente de suas funções. São eles,  os prefeitos de Ibipitanga, Humberto Raimundo – Beto – Rodrigues de Oliveira (PT), e de Boquira, Alan Machado França (PSB), e o assessor do deputado Félix de Almeida Mendonça Filho (PDT/BA), Marcelo Chaves Gomes.

O deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA) é apontado como principal operador financeiro do esquema. — Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Também alvo da Operação, o parlamentar pedetista Félix de Almeida Mendonça Filho, que teve o sigilo telefônico quebrado, é apontado pelas investigações como principal operador financeiro do esquema. .

O ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT), também foi alvo de Mandado de Busca e Apreensão.

Dinheiro foi encontrado em uma gaveta na casa do ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT) — Foto: Polícia Federal

Durante o cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão, os Policiais Federais encontraram uma grande quantia em dinheiro, que foi apreendida, em gavetas de um guarda-roupa e de um armário na casa do ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT). Ainda não há informações sobre o valor encontrado.

As investigações indicam que o núcleo suspeito estaria envolvido na liberação de emendas parlamentares destinadas às cidades de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, no período de 2021 a 2024. Segundo as apurações, esses recursos públicos teriam sido liberados mediante pagamento de vantagens indevidas, além de haver manipulação de procedimentos licitatórios para beneficiar empresas e indivíduos ligados ao esquema.

Os crimes investigados incluem a formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro. As ações visam desarticular a estrutura criminosa e recuperar recursos públicos desviados, reforçando o combate à corrupção e à impunidade na administração pública.

A operação demonstra o compromisso das forças de segurança e órgãos de controle em coibir práticas ilícitas e garantir maior transparência na gestão de recursos públicos, especialmente aqueles provenientes de emendas parlamentares destinadas ao desenvolvimento dos municípios baianos.

A reportagem do JS tentou, sem sucesso, ouvir os prefeitos de Ibipitanga, Humberto Raimundo – Beto – Rodrigues de Oliveira (PT), e de Boquira, Alan Machado França (PSB), e o ex-prefeito de Paratinga, Marcel osé Carneiro de Carvalho (PT). Também não foi possivel localizar o deputado federal Félix de Almeida Mendonça Filho (PDT/BA) e seu Assessor, Marcelo Chaves Gomes.

O espaço permanece aberto caso queiram se manifestar.

Foto Capa: Os prefeitos de Ibipitanga, Humberto Raimundo – Beto – Rodrigues de Oliveira (PT), e de Boquira, Alan Machado França (PSB), foram afastados cautelarmente dos cargos. Fotos: Divulgação

Jornal Digital
Jornal Digital Js EdiÇÃo Comemorativa