Por Kristiane Otaviano – Agência Voz
Em lista divulgada nesta quinta feira, o conglomerado PagBank/PagSeguro ficou no topo do ranking de reclamações do Banco Central no terceiro trimestre de 2024. Segundo o levantamento, a instituição recebeu 3.423 reclamações consideradas procedentes. Esse resultado coloca o PagBank/PagSeguro como a instituição financeira com mais reclamações pelo segundo trimestre consecutivo, refletindo insatisfações recorrentes de seus clientes, especialmente em relação à portabilidade de crédito consignado e irregularidades no acompanhamento de contas.
Logo atrás do PagBank/PagSeguro, o C6 Bank ocupa a segunda posição no ranking, com 2.596 reclamações e um índice de 84,49 pontos. Em terceiro lugar, aparece o Inter, com 2.515 reclamações procedentes e um índice de 74,11 pontos. Essas instituições financeiras enfrentam queixas variadas, desde problemas com serviços bancários digitais até dificuldades em transações e atendimento ao cliente.
O levantamento, divulgado trimestralmente pelo Banco Central, analisa as reclamações contra instituições financeiras e de pagamento. Ele considera apenas as queixas procedentes, ou seja, que foram confirmadas como violações de normas ou regulamentações, e calcula o número de reclamações por milhão de clientes para garantir uma visão proporcional da insatisfação com cada instituição.
Esse ranking é uma ferramenta importante para dar transparência ao setor financeiro, oferecendo aos consumidores um panorama sobre a qualidade de atendimento e incentivando as instituições a aprimorarem seus serviços.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil