A nossa querida Velha Senhora está de aniversário novamente. Mas ficou mais jovem, a Velha Senhora. Completou mais um aniversário, no dia 13 de maio e se revela cada vez mais menina. É que melhor maneira de comemorar, senão em seu seio? Sua comunidade, as pessoas que vivem na cidade a qual serviu, até que foi aposentada, aos cinquenta e seis anos, deveriam festejar-lhe a longevidade. E festejam, agora, passeando através dela, que finalmente a reforma foi concluída e podemos ser acolhidos, de novo, por seus braços amorosos. Parecia pouco, parecia ter se aposentado ainda jovem, mas trabalhou muito a velha senhora, dando passagem ao seu povo, ao progresso, facilitando as idas e vindas do continente para a ilha e vice-versa. E agora volta a fazê-lo e estamos felizes em podermos ser acolhidos por ela.
Velha senhora que, apesar de aposentada, continuou servindo a sua cidade, o seu litoral, posando como principal cartão postal da capital de Santa Catarina. Era triste e melancólica, a dama de ferro, se vista de perto, passando por mais uma operação plástica, mais uma das tantas cirurgias para poder receber, no futuro, os caminhantes da sua cidade. Sim, os caminhantes, mas não só os caminhantes, pois ela já não está tão cansada, a idade já não lhe pesa tanto, depois dos tratamentos, e agora já pode suportar veículos, automóveis, caminhões, ônibus e camimhões. Depois da série de cirurgias que sofreu ao longo de tanto tempo, agora poderemos sentir todo o seu carinho e dedicação de novo, carregando-nos em seu seio. E continua imponente e majestosa de qualquer ponto da cidade que domina, a velha senhora mais bela da capital.
Presto homenagem a você, Velha Senhora, em nome de todos aqueles que vivem na nossa bela Florianópolis, e quero que saiba que a amamos, você que nos deu passagem por mais de meio século por seus braços estendidos sobre o mar, um do lado do continente e o outro do lado da ilha de Santa Catarina e agora pode fazer isso de novo. Sentimos falta de caminhar sobre o seu peito protetor, a nos dar segurança para chegarmos ao outro lado. E agora podemos matar as saudades. É bom que se frise que as pontes de concreto que se perfilaram ao seu lado não têm a beleza e o carisma que você tem. Sabemos que já trabalhou demais, que merece a sua aposentadoria, mas está tão bela, remoçada e renovada, que nos faz ainda mais felizes vê-la voltando ao trabalho. Enquanto estiver assim, altaneira e soberana, saberemos que está feliz. Sabemos que lhe foram incômodas as cirurgias contínuas que sofreu e pedimos perdão por isso, mas era para devolver-lhe a saúde e poder mostrar que é a Velha Senhora mais forte que todos conhecemos.
Parabéns, Ponte Hercílio Luz, patrimônio da Santa e bela Catarina. Que possamos comemorar muitos outros aniversários, sempre no meio dos seus longos braços abertos.
Você, que é patrimônio histórico e artístico de nossa terra, mas mais do que isso, é patrimônio do coração de todos nós.