redacao@jornaldosudoeste.com

Paralisia Infantil: Poliovírus ainda circula pelo mundo e pode se reintroduzido no Brasil

Publicado em

Principal forma de prevenir a poliomielite é a vacinação - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Paquistão e Afeganistão são considerados países endêmicos para poliomielite. Ministério da Saúde reforça a importância de manter a cobertura vacinal para evitar a volta da doença

Por Paloma Custódio – Agência Brasil 61

A Poliomielite foi erradicada do Brasil em 1989 após uma intensa campanha de vacinação nas crianças. No entanto, a queda na cobertura vacinal nos últimos anos aumenta o risco de reintrodução da doença no território brasileiro. Segundo o Ministério da Saúde, em 2021, a cobertura vacinal em crianças menores de um ano no país ficou em 71%. Em 2022, subiu para 77,2% e, em 2023, chegou a 84,6%.

O Infectologista Victor Bertollo, chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção de Endemias da Subsecretaria de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, lembra que o Poliovírus ainda circula em países como o Paquistão, o Afeganistão e na África Subsaariana.

“Hoje nós temos Poliomielite selvagem em dois países, que é o Paquistão e o Afeganistão, que são países considerados endêmicos para Pólio. E nós também temos em alguns países da África Subsaariana a poliomielite causada pelo Poliovírus derivado vacinal. São vírus vacinais da Pólio Oral que foram utilizados em países com baixas coberturas vacinais e em locais com más condições de saneamento. E isso fez com que esse vírus ficasse circulando na população por um tempo e acabou acumulando mutações que fizeram uma reversão desse vírus, que era atenuado e voltou a ser agressivo. Então ele voltou a ter o comportamento do Poliovírus Selvagem.”

No ano passado, foi registrado um caso de Poliomielite em um bebê indígena na região de Loreto, no Peru, a 500 quilômetros de distância da fronteira com o Estado do Acre. Por isso, o Diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, alerta os profissionais de saúde, pais ou responsáveis sobre a importância de imunizar as crianças.

“A Poliomielite é uma doença que, por muitas décadas, causou paralisia e morte em crianças. Só que essa doença não faz mais parte do nosso cenário epidemiológico graças à vacinação e o Brasil, desde 1989, não registra nenhum caso. Embora tenhamos eliminado a doença, ela ainda existe no mundo e pode ser reintroduzida no nosso país. Por isso, é muito importante que os pais levem seus filhos menores de cinco anos para checar a caderneta e fazer a vacinação.” 

Todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser imunizadas contra a Pólio de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e na campanha anual. O esquema vacinal contra a Poliomielite possui três doses injetáveis — aos 2, 4 e 6 meses de idade — e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente, a gotinha. 

Vale lembrar que a vacina protege as crianças por toda a vida e é segura.

Procure uma Unidade Básica de Saúde e cuide bem dos nossos futuros campeões. Vamos nos unir ao Movimento Nacional pela Vacinação.

Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao

Foto de Capa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

20 comentários em “Paralisia Infantil: Poliovírus ainda circula pelo mundo e pode se reintroduzido no Brasil”

  1. I think that is among the so much significant information for me. And i’m happy reading your article. However should observation on some common things, The website taste is great, the articles is in reality excellent : D. Good job, cheers

    Responder
  2. Thank you for the sensible critique. Me & my neighbor were just preparing to do some research about this. We got a grab a book from our area library but I think I learned more from this post. I’m very glad to see such fantastic info being shared freely out there.

    Responder
  3. An impressive share, I just given this onto a colleague who was doing a little analysis on this. And he in fact bought me breakfast because I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! But yeah Thnkx for spending the time to discuss this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If possible, as you become expertise, would you mind updating your blog with more details? It is highly helpful for me. Big thumb up for this blog post!

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 748