redacao@jornaldosudoeste.com

Parceria com Universidade garante EPIs para profissionais da Saúde de Bom Jesus da Lapa

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Mateus Almeida

Fruto da parceria celebrada com a Prefeitura Municipal, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), campus de Bom Jesus da Lapa, fez a doação à Secretaria Municipal de Saúde, para enfrentamento da crise da Covid-19 (Coronavírus), de dez Equipamentos de Proteção Individual – EPIs. O equipamento doado pela Universidade é um acessórios utilizado nas Máscaras N-95, assegurando mais segurança aos profissionais de Saúde que estão envolvidas no atendimento a pacientes com suspeita, sintomas ou já testados positivamente com o Covid-19.

Os acessórios doados fazem parte de um Projeto – Face shield for life 3D” (Escudo facial para a vida 3D), conduzido por pesquisadores da – desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia – Ufob, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb.

O Coordenador do Projeto no campus de Bom Jesus da Lapa da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Professor Doutor  Kleymilson do Nascimento Souza. Segundo Souza, o material está sendo produzido a partir de tecnologia da Impressora 3D, “sendo o objetivo principal a proteção da região dos olhos, que ficam desprotegidos quando o profissional usa apenas a máscara N95″, pontuou o Coordenador.

O papel social da Universidade foi destacado pela Diretora do Campus XVII da Universidade do Estado da Bahia em Bom Jesus da Lapa, Professora Cynara Adriana Sento-Sé Magalhães Cordeiro Celestino Alves. Segundo a educadora, “esse é o momento em que a Universidade desempenha sua função social, unindo conhecimento e tecnologia para entregar um produto de qualidade e confiança para a sociedade”.

O secretário municipal de Saúde, Marcélio Magno de Magalhães da Silva, pontuou a importância da parceria formalizada pelo prefeito Eures Ribeiro Pereira (PSD) com a Universidade Federal do Oeste da Bahia, que asseguram a doação dos EPIs, que destacou vão ser muito importantes nesse momento em que todas as atenções estão voltadas para impedir o avanço do Covid-19 no município.

O secretário aproveitou para reforçar o apelo para que a população siga as recomendações e fique em casa. E que não descuide, também, do combate aos criadouros do Aedes Aegypti. Segundo o secretário, neste momento em que a população está em casa por conta da prevenção ao Covid-19 (Coronavírus), é importante que se envolvam na eliminação dos pontos que acumulem água parada, que é uma medida que deve ser adotada permanentemente.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745