redacao@jornaldosudoeste.com

Pesquisa aponta favoritismo de Adauto Prates na disputa pela Prefeitura de Ibiassucê

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Ás vésperas das eleições municipais de 2016, que serão realizadas no próximo domingo (02), o ex-prefeito de Ibiassucê, Francisco Adauto Rebouças Prates, do PSDB, que encabeça a chapa majoritária da Coligação ‘Reconstrução da Nossa Terra. Esperança do Nosso Povo – PSDB/ PMDB/DEM/PPS/PP’, é apontado como o virtual vencedor do pleito de acordo com um levantamento da L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste, realizado entre os dias 9 e 10 últimos.

No primeiro cenário, quando os eleitores apontaram livremente e o nome do candidato em que votariam, o tucano lidera com 51,5% das intenções de voto, seguido do vereador Marcos Antônio (Marquinho) Farias Brito, do PR, que concorrer à sucessão municipal pela Coligação ‘Ibiassucê de Todos – PR/PT/PRB/PCdoB/PSD’, com 30,7%. O atual prefeito Manoel Avelino (Neto) de Andrade, do PT, foi lembrado por 3,3% dos entrevistados. Outros 13,7% disseram que não sabem ou não responderam ao questionamento e 0,8% que vão votar em branco.

 

No segundo cenário, quando os candidatos são apresentados aos entrevistados, a tendência não se altera e o ex-prefeito Francisco Adauto Prates Rebouças (PSDB) mantém a liderança da corrida eleitoral com 51,0% das intenções de voto. O candidato do PR, vereador Marcos Antônio (Marquinho) Farias Brito aparece com 32,0%. Não sabem ou não responderam somaram 12,9% e outros 3,7% disseram que vão votas em branco ou anular o voto. Se forem considerados apenas os votos válidos da pesquisa estimulada, o candidato Francisco Adauto Prates Rebouças, do PSDB, deverá vencer as eleições com 61,5% dos votos, contra 38,5 do republicano Marcos Antônio (Marquinho) Farias Brito.

 

Quando questionados em qual candidato não votariam de jeito nenhum, a grande maioria dos eleitores de Ibiassucê – 54,8% – disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos, seguido do atual prefeito Manoel Avelino (Neto) de Andrade, do PT, que embora não dispute a sucessão municipal teve seu nome citado, com 17,8%. O tucano Francisco Adauto Prates Rebouças foi citado por 15,8% dos entrevistados e o candidato do Partido da República, Marcos Antônio (Marquinho) Farias Brito por 11,6% do eleitorado.

 

A pesquisa L M Sudoeste |Comunicação/Jornal do Sudoeste questionou os eleitores em relação à aprovação do Governo do prefeito Manoel Avelino (Neto) Andrade. A atual Administração é aprovada por 37,7% dos eleitores entrevistados (9,5% a consideram ótima e 28,2% boa), reprovada por 22,0% (9,1% a consideram ruim e 12,9% péssima). Para 36,1% dos entrevistados a Administração do petista Manoel Avelino (Neto) de Andrade é regular.

 

A pesquisa L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste ouviu, entre os dias 09 e 10 de setembro, 240 eleitores da sede [Bairros Centro, Alto do Cruzeiro, Pedrinhas, Alto do Tanque, Venda Velha e Alto da Boa Vista] e da zo na rural [Povoados de Santo Antônio, Brasilândia e Jacaré]. A margem de erro da pesquisa é de quatro e meio pontos percentuais para mais ou para menos e a nível de confiança é de 90%. A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral sob o número BA-0229/2016.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744