Ás vésperas das eleições municipais de 2016, que serão realizadas no próximo domingo (02), o ex-prefeito de Ibiassucê, Francisco Adauto Rebouças Prates, do PSDB, que encabeça a chapa majoritária da Coligação ‘Reconstrução da Nossa Terra. Esperança do Nosso Povo – PSDB/ PMDB/DEM/PPS/PP’, é apontado como o virtual vencedor do pleito de acordo com um levantamento da L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste, realizado entre os dias 9 e 10 últimos.
No primeiro cenário, quando os eleitores apontaram livremente e o nome do candidato em que votariam, o tucano lidera com 51,5% das intenções de voto, seguido do vereador Marcos Antônio (Marquinho) Farias Brito, do PR, que concorrer à sucessão municipal pela Coligação ‘Ibiassucê de Todos – PR/PT/PRB/PCdoB/PSD’, com 30,7%. O atual prefeito Manoel Avelino (Neto) de Andrade, do PT, foi lembrado por 3,3% dos entrevistados. Outros 13,7% disseram que não sabem ou não responderam ao questionamento e 0,8% que vão votar em branco.
No segundo cenário, quando os candidatos são apresentados aos entrevistados, a tendência não se altera e o ex-prefeito Francisco Adauto Prates Rebouças (PSDB) mantém a liderança da corrida eleitoral com 51,0% das intenções de voto. O candidato do PR, vereador Marcos Antônio (Marquinho) Farias Brito aparece com 32,0%. Não sabem ou não responderam somaram 12,9% e outros 3,7% disseram que vão votas em branco ou anular o voto. Se forem considerados apenas os votos válidos da pesquisa estimulada, o candidato Francisco Adauto Prates Rebouças, do PSDB, deverá vencer as eleições com 61,5% dos votos, contra 38,5 do republicano Marcos Antônio (Marquinho) Farias Brito.
Quando questionados em qual candidato não votariam de jeito nenhum, a grande maioria dos eleitores de Ibiassucê – 54,8% – disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos, seguido do atual prefeito Manoel Avelino (Neto) de Andrade, do PT, que embora não dispute a sucessão municipal teve seu nome citado, com 17,8%. O tucano Francisco Adauto Prates Rebouças foi citado por 15,8% dos entrevistados e o candidato do Partido da República, Marcos Antônio (Marquinho) Farias Brito por 11,6% do eleitorado.
A pesquisa L M Sudoeste |Comunicação/Jornal do Sudoeste questionou os eleitores em relação à aprovação do Governo do prefeito Manoel Avelino (Neto) Andrade. A atual Administração é aprovada por 37,7% dos eleitores entrevistados (9,5% a consideram ótima e 28,2% boa), reprovada por 22,0% (9,1% a consideram ruim e 12,9% péssima). Para 36,1% dos entrevistados a Administração do petista Manoel Avelino (Neto) de Andrade é regular.
A pesquisa L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste ouviu, entre os dias 09 e 10 de setembro, 240 eleitores da sede [Bairros Centro, Alto do Cruzeiro, Pedrinhas, Alto do Tanque, Venda Velha e Alto da Boa Vista] e da zo na rural [Povoados de Santo Antônio, Brasilândia e Jacaré]. A margem de erro da pesquisa é de quatro e meio pontos percentuais para mais ou para menos e a nível de confiança é de 90%. A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral sob o número BA-0229/2016.