redacao@jornaldosudoeste.com

Pesquisa aponta liderança de João Farias na corrida pela Prefeitura de Rio de Contas

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Pesquisa realizada entre os dias 25 e 29 de agosto último para medir as intenções de votos para prefeito de Rio de Contas apontou a liderança do João Antônio Azevedo Farias, do PSD, nos dois cenários pesquisados.

No primeiro cenário, que mediu a intenção de votos espontânea, quando os eleitores entrevistados apontam livremente o nome do candidato em quem pretendem votar, o social democrata João Antônio Azevedo Farias, que encabeça a Coligação ‘Rio de Contas do bem e da paz – PSD/PT/PTB/PR/PCdoB’, aparece com 45,70% das intenções de voto. O médico Cristiano Cardoso de Azevedo, do Democratas, cabeça da chapa majoritária da Coligação ‘Agora é a vez do povo – DEM/PPL/PSB/PSDB/PDT’ aparece com 40,73%. Não souberam ou não responderam 12,58% dos entrevistados e outros 0,99 apontaram outro nome.

No segundo cenário, na pesquisa estimulada, quando são apresentados aos eleitores entrevistados os nomes dos candidatos que disputam a sucessão municipal, mais uma vez a liderança é do candidato do PSD, João Antônio Azevedo Farias, que aparece com 50,65% das intenções de voto. O candidato do Democratas, médico Cristiano Cardoso de Azevedo repetiu o mesmo índice da pesquisa espontânea (40,73%). Não souberam ou não responderam 8,62% dos entrevistados.

 

 

O levantamento mediu também o grau de rejeição de candidatos à Prefeitura de Rio de Contas nas eleições de 2016. A pergunta formulada foi “em qual desses candidatos o senhor (a) não votaria de jeito nenhum?”. Nas respostas, o candidato da Coligação ‘Rio de Contas do bem e da paz’, João Antônio Azevedo Farias (PSD) apareceu com 19,87%; o médico Cristiano Cardoso de Azevedo (DEM), da Coligação ‘Agora é a vez do povo’, foi apontado por 13,91% dos entrevistados. A grande maioria dos eleitores riocontenses entrevistados (65,23%) disseram que não rejeitam nenhum dos dois candidatos e outros 0,99% não responderam.

 

O levantamento também quis saber a avaliação da atual gestão municipal e foi perguntado como o senhor (a) avalia a Administração do prefeito Márcio de Oliveira Farias (PSD)? Segundo o relatório da pesquisa, a maioria dos riocontenses aprovam a gestão do prefeito Márcio de Oliveira Farias. Para 13,62% a atual gestão é ótima. Consideram a gestão boa 32,89% dos eleitores entrevistados. Outros 27,57 disseram que o Governo Márcio Farias é regular. Desaprovam a gestão 23,26% (14,95% consideram a atual Administração Municipal péssima e 8,31% ruim). Não souberam ou não responderam 2,66% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada pela L M Sudoeste Comunicação Ltda/Jornal do Sudoeste entre os dias 25 e 29 de agosto último com 475 eleitores, divididas proporcionalmente entre a sede [Centro, Bairro Vermelhão, Bairro Olaria, Bairro Panelada, Bairro Sossego e Bairro Pirulito] e zona rural [Distritos e Povoados de Marcolino Moura, Arapiranga, Mato Grosso, João Vaz, Umbuzeiro dos Santos, Engenho Velho, Várzea, Pilões, Baixão, Casa de Telha, Lagoa de Feliciano, Tamanduá, Caraíbas, Sentença, Lagoa da Baraúna, Lagoa Grande, Fazendola e Jiló]. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 90%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 90%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-08270/2016.

1 comentário em “Pesquisa aponta liderança de João Farias na corrida pela Prefeitura de Rio de Contas”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745