redacao@jornaldosudoeste.com

Pix: o queridinho do Brasil para pagamentos online

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Pesquisa do Banco Central mostra que 76,4% dos brasileiros usam o Pix, superando dinheiro em espécie e cartões como meio de pagamento mais frequente

Por Katia Maia/ Agência Voz

O Pix já é a modalidade de pagamento online preferida do Brasileiro. A ferramenta é usada por 76,4% da população, além de ser aquela utilizada com maior frequência, segundo 46% dos entrevistados na pesquisa ‘O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro’ divulgada pelo Banco Central (BC).

O serviço de pagamento instantâneo entrou em vigor há quatro anos e já superou as transações com dinheiro em espécie.

O cartão de débito aparece em segundo lugar, sendo utilizado por 69,1% da população e figura como meio pagamento mais frequente para 17,4% dos entrevistados.

Já o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) ocupa o terceiro lugar, usado por 68,9% da população, e o meio mais frequente para 22%. O uso de dinheiro vivo é maior entre pessoas com menor renda: 75% de quem recebe até dois salários mínimos

O cartão de crédito, utilizado por 51,6% da população, e mais frequente para 11,5% aparece na quarta posição, embora seja a forma de pagamento usada com maior frequência pelo comércio, em 42% do total, contra 25,7% de uso de Pix.

Na última edição da pesquisa, em 2021, o Pix tinha sido lançado há pouco tempo. Na época, já era usado por 46% da população, mas com uma frequência para apenas 17%.

A pesquisa do Banco Central ouviu 2 mil pessoas entre os dias 28 de maio e 1º de julho, sendo que os públicos específicos de caixas de estabelecimentos comerciais somam mil do total.

Foto: Kaboompics.com

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744