Por Joana D’Arck
O fortalecimento da área cultural com devido apoio de estruturação física é um item da pauta de reivindicações de Planalto que mereceu especial atenção na agenda de compromissos e reuniões da comitiva do município, liderada pelo prefeito Clóves Andrade, nesta semana, em Salvador. Integrou o grupo planaltense a vice-prefeita, Vanessa Rocha, a coordenadora de Cultura, Cristiane Silva, o vereador Flávio e o ex-vereador e pré-candidato à reeleição, Robélio Silva Campos.
Depois de visitar órgãos públicos para defender ações e programas para o município, o prefeito e sua equipe entregaram ao deputado estadual Zé Raimundo (PT) uma solicitação de apoio para o pleito apresentado em ofício dirigido à ministra da Cultura, Margareth Menezes, no qual reivindicam a liberação de recursos no valor de R$ 1 milhão 200 mil para a construção de um Centro de Cultura em Planalto, onde a Prefeitura, como frisam, já desenvolve uma série de atividades.
A vice-prefeita Vanessa Rocha salientou que o departamento de cultura de Planalto desenvolve ações, projetos, cursos, oficinas e outras atividades para despertar nos cidadãos planaltenses a importância de suas raízes e a preservação da história, como também a sua criatividade. “No entanto, o município não dispõe de espaço adequado para congregar diversas atividades”, reforça o documento que ela assina com o prefeito.
O deputado Zé Raimundo elogiou a iniciativa da Prefeitura de Planalto e manifestou o seu apoio à causa do centro cultural. O seu mandato, como observou, tem dado apoio às atividades culturais na região Sudoeste, tanto para realização de feiras e eventos literários, quando para festivais e atividades culturais em colégios, inclusive destinando recursos de emendas parlamentares, junto com o deputado federal Waldenor Pereira. “A educação e a cultura são o caminho para o avanço da sociedade”, diz Zé Raimundo.