DA REDAÇÃO
Uma série de atividades culturais afro-brasileiras tem sido realizada sem diferentes municípios brasileiros para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, assassinado no mesmo dia, em 1695.
Em Bom Jesus da Serra, o Movimento Consciência Negra Todo Dia, promoveu no último dia 13, uma Plenária na Comunidade Quilombola da Mumbuca, com objetivo de reforçar a reflexão sobre a resistência do negro à escravidão, sua inserção na sociedade brasileira e a importância de fortalecer a luta contra todas as formas de racismo, enfatizando que é necessário olhar para o passado e mudar a concepção sobre o que pode ser feito no futuro.
A Plenária do Movimento Consciência Negra Todo Dia, realizado na Comunidade Quilombola da Mumbuca, em Bom Jesus da Serra, reuniu representantes das Comunidades Quilombolas Lagoinha de São Bento e Lagoa do João, sediadas em Nova Canaã e Poções, respectivamente, além de autoridades municipais – entre as quais o prefeito de Bom Jesus da Serra Jornando – Jornandinho – Vilas Boas Alves (Progressistas) – representantes da Sociedade do Culto Afro Brasileiro do Município de Poções – Socab – e lideranças das Igrejas Católica, Evangélica e Umbandista.
A MATÉRIA COMPLETA VOCÊ CONFERE NA EDIÇÃO 712 DO JORNAL DO SUDOESTE – https://www.jornaldosudoeste.com/jornal-digital-edicao-712/