Por Katia Maia
Começou à zero hora de hoje a sessão virtual da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que vai julgar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, sobre a suspensão no Brasil da rede X (antigo Twitter). O plenário virtual terá a duração de 24 horas e os ministros terão até 23h59 de hoje para inserirem seus votos no sistema eletrônico. Além de Moraes, os ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino também votam.
A Rede X já não está mais disponível para a maioria dos brasileiros, segundo informou a Anatel. O bloqueio começou no sábado depois do dono da rede X, Elon Musk, descumprir o prazo de 24 horas dado pelo ministro para que Musk indicasse um representante legal do X no Brasil.
No dia 17 de agosto, o empresário anunciou o fechamento da sede da empresa aqui no país. O empresário já vinha descumprindo outras determinações do ministro, como por exemplo, a de bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de outros investigados. Além de não ter pago multas, que somam, quase 20 milhões de reais por descumprir as ordens judiciais.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil