Ao entrar na universidade, o estudante se compromete com sua rotina academica e, muitas vezes, por falta de tempo, acaba deixando de lado a atividade física.
Por: Joabson Silva e Wellington Nery
Ao entrar na universidade, o estudante se compromete com sua rotina acadêmica e, muitas vezes, por falta de tempo, acaba deixando de lado a atividade física. Diante dessa realidade, a Uesb promove práticas esportivas que beneficiam o bem-estar
do aluno e possibilitam a melhoria do seu desempenho acadêmico.
Nesse âmbito, surge o “Uesb em Movimento”, projeto de extensão que atende alunos de diversos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. A ação é promovida pela Coordenação de Extensão, Cultura e Esporte do campus de Jequié.
Retomado em 2022, o projeto possui 250 alunos ativos e oferece, ao público interno e externo, aulas de natação, jiu-jitsu, dança, hidroginástica, vôlei, futsal, basquete e handebol. Com esse incentivo ao esporte, a Uesb tem participado, frequentemente, de competições universitárias.
Responsável por articular a participação dos atletas universitários nas competições, o professor Temístocles Damasceno afirma ser fundamental o fomento do esporte no ambiente universitário, bem como ser um dos deveres do Estado. “Para a prática esportiva universitária, é necessário estabelecer uma gestão participativa interna de várias frentes, para que se possa deliberar as prioridades”, destaca.
Em 2022, cerca de 80 estudantes do projeto representaram a Instituição nos Jogos Universitários da Bahia em diversas modalidades esportivas, além do espaço acadêmico aberto na competição. A Uesb entrou no pódio de futsal e vôlei de quadra, além de conquistar o primeiro lugar na modalidade acadêmica.
Inclusão no esporte – A prática esportiva também é uma ferramenta de inclusão social. Por meio dela, é possível promover aceitação, superação e melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência.
A Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (Apib), em parceria com Núcleo de Prática Pedagógica do curso de Educação Física da Uesb, oferece assistência social, cultura, esporte e lazer para pessoas com deficiência. Para isso, são promovidas oficinas de teclado e violão, aulas de basquete em cadeiras de rodas, xadrez, goalball, jiu-jitsu e natação.
Hoseane Costa é aluna de Pedagogia. Deficiente visual, ela participa, há mais de um ano, da Apib. Em 2022, foi convocada para uma fase de treinamento em São Paulo, na Seleção Brasileira de Goalball, desporto coletivo com bola praticado por atletas
que possuem deficiência visual. Em novembro de 2022, ela foi convocada para a seleção brasileira de goalball para a disputa do Torneio Cidade de Barcelona, na Espanha.
“Enquanto pessoa com deficiência, ter essa inclusão é fundamental. Através de uma prática que eu gosto, que é o esporte, pude conquistar o meu espaço, me realizar enquanto pessoa e atleta e alcançar meus objetivos”, afirma Hoseane.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.