redacao@jornaldosudoeste.com

Prefeito de Bom Jesus da Lapa poderá ser candidato único a sucessão na UPB

Publicado em

Credenciado pela expressiva votação recebida nas urnas de 2 de outubro último, quando foi reeleito prefeito de Bom Jesus da Lapa com 78% dos votos válidos, Eures Ribeiro Pereira (PSD), deverá ser candidato único à presidência da União de Municípios da Bahia (UPB) em substituição à prefeita de Candeal da Silva, Maria Quitéria Mendes de Jesus (PSB). A eleição da UPB deverá ser realizada no final de janeiro ou início de fevereiro do próximo ano.

Natural de Santana (BA) e radicado em Bom Jesus da Lapa desde a adolescência, Eures Ribeiro Pereira, 43, é bacharel em Direito, foi vereador por dois mandatos na Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa. Deputado estadual eleito em 2010, renunciou ao mandato em dezembro de 2012 para assumir a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, depois de derrotar uma das mais longevas oligarquias do município.

Dono de temperamento forte e determinado, Eures Ribeiro sobressaiu-se e tornou-se referência no Estado pelo estilo agressivo de governar, pela defesa intransigente da probidade e eficiência da Administração Pública e por ser um municipalista convicto.

Ao modernizar a gestão pública no comando da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro tornou-se naturalmente uma referência para a microrregião e passou a ter influência no seu desenho político, tendo sido decisivo para a vitória nas urnas de 3 de outubro de prefeitos de municípios importantes no entorno de Bom Jesus da Lapa.

Sem papas na língua, Eures Ribeiro tem desafiado políticos e denunciado esquemas que teriam sido montados em torno de gestões municipais para achacar os cofres públicos. “O segredo para fazer uma gestão proativa, que atenda os interesses da coletividade e, apesar da crise, transforme seu município em um canteiro de obras, sem permitir que haja qualquer interferência do poder econômico na gestão e, por consequência, sobre preço em obras e serviços prestados à municipalidade está na determinação do gestor. Quem, não rouba e não deixa roubar, assim como fizemos em Bom Jesus da Lapa, não vai sentir os efeitos da redução de repasses constitucionais ou da escassez de dinheiro nos cofres municipais. Essa é a receita”, tem repetido o prefeito Eures Ribeiro sempre que indago sobre a fórmula do sucesso de sua gestão.

A trajetória vitoriosa do social democrata Eures Ribeiro tem sido determinante para que se forme o consenso entre os prefeitos que deverão assumir o mandato no próximo dia 1º de janeiro em relação à sua candidatura à presidência da UPB.

Consenso, aliás, é pressuposto indispensável, segundo tem ressaltado Eures Ribeiro, para que possa assumir a candidatura. “Não faz sentido disputar uma eleição para a UPB se não houver consenso em torno da chapa. Não tenho vaidades e não pretendo ocupar nenhum cargo na estrutura da Entidade se não tiver convicção de que todos os seus membros entendem que é preciso união. Uma entidade dividida não vai conseguir os avanços que precisam ser conquistados. Os municípios não podem continuar de pires na mão e para assegurar seus direitos precisam estar juntos em torno de um mesmo projeto”, pondera Eures Ribeiro para justificar sua pretensão de somente disputar a eleição da UPB se houver um acordo que evite o bate-chapa na eleição.

Deixe um comentário