MATEUS ALMEIDA
Em meio às especulações e polêmicas em relação à possibilidade de adiamento das eleições municipais previstas para o próximo dia 4 de abril, o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia, Eures Ribeiro Pereira (PSD), gravou um áudio que foi postado em suas redes sociais e distribuídos entre seus contatos, sobre o assunto.
De acordo com o prefeito, que reforçou que sua preocupação com o processo eleitoral não é relevante em razão de estar cumprindo o segundo mandato e, portanto, não poder participar do pleito como candidato, a preocupação no momento não deve ser com sucessão municipal ou renovação de mandatos nas Câmaras Municipais, mas com uma política pública coordenada e que tenha como foco a população, para que haja eficácia no combate à proliferação do Covid-19 (Coronavírus).
Eures Ribeiro sublinhou a situação financeira que os municípios brasileiros atravessa, notadamente as pequenas e médias cidades do interior do País, que não estão conseguindo viabilizar os investimentos necessários para prevenção da pandemia e enfrentarão muitas dificuldades caso a doença ganhe as proporções que tem sido previstas por especialistas.
Nesse momento, ressalta o prefeito de Bom Jesus da Lapa, é fundamental que haja um esforço de todos, principalmente da classe política, para que a população seja minimamente afetada.
A sugestão, enfatiza Eures Ribeiro, é destinar os mais de R$ 2 bilhões do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos – Fundão Eleitoral – que está reservado para o financiamento das eleições municipais de 2020 para um Fundo de Combate ao Covid-19.
Os recursos, aponta Eures Ribeiro, se aprovada a sugestão, devem ser destinados, através do Ministério da Saúde, diretamente para as Secretarias Municipais de Saúde de todo o País, sem discriminação, invertendo a pirâmide e assegurando investimentos às que tem menos recursos – não só econômicos, mas de estrutura e pessoal – para que possa haver mais eficácia no combate à pandemia.
Os recursos, insiste o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, seriam repassados aos municípios já vinculados exclusivamente para uso nas ações de prevenção e combate à proliferação do Covid-19 (Coronavírus).