redacao@jornaldosudoeste.com

Prefeito de Condeúba poderá responder por Improbidade Administrativa por não repassar contribuições previdenciárias de servidores ao Inss

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Silvan Baleeiro (MDB) poderá ser denunciado à Justiça pelo Ministério Público Estadual por deixar de repassar ao Instituto nacional de Seguridade Social (Inss) contribuições previdenciárias descontadas da remuneração de servidores municipais nos exercícios financeiros de 2017 e 2018

Por Redação

A incidência das contribuições previdenciárias sobre a remuneração dos servidores gera a obrigação do município recolher a sua parcela (patronal) e a do servidor ao Instituto Próprio de Previdência ou a Autarquia Previdenciária Nacional (Instituto Nacional da Seguridade Social – Inss). Assim, o atraso no pagamento ou a ausência de recolhimento gera de imediato o aumento da dívida fundada do ente público e, consequente, a aumento dos serviços da dívida (multa, juros e correção monetária). Portanto, o simples atraso nas obrigações aumenta os encargos do Poder Público, restando menos recursos para investimentos em áreas prioritárias.


Além disso, no aspecto eleitoral, há o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o não recolhimento de verbas previdenciárias constitui irregularidade insanável que caracteriza ato doloso de Improbidade Administrativa. O Colegiado Superior Eleitoral também considera que o saneamento do processo no Tribunal de Contas em virtude da quitação do débito não tem o condão de assentar a boa fé e a ausência de dolo. Portanto, resta evidente, que a ausência de recolhimento de contribuições previdenciárias acarreta para o gestor a possibilidade de Parecer contrário à aprovação das contas, imputação de débito, multa e outras consequências na esfera eleitoral e, inclusive, penal.


Com base nesse entendimento, o Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na sessão plenária do último dia 25 de abril, acatou denúncia protocolizada na Corte de Contas pelo vereador Carlito – de Manoel – José Pereira (PSB) contra o prefeito de Condeúba, Silvan Baleeiro de Souza (MDB), segundo a qual, o gestor não teria repassado diversos valores relacionados a contribuições previdenciárias de servidores públicos municipais, nos exercícios financeiros de 2017 e 2018.

PARA LER A MATÉRIA COMPLETA, ACESSE: https://www.jornaldosudoeste.com/jornal-digital-edicao-736/

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 746