Na manhã da última terça-feira (07), o prefeito municipal Eduardo Gama participou de um encontro com os integrantes da Colônia de Pescadores de Itambé. A reunião aconteceu na sede da organização, no Bairro Sidney Pereira de Almeida, e teve como assunto principal a crise hídrica na região.
Na oportunidade, os pescadores abordaram a situação do Rio Pardo que, atingido pelo longo período de estiagem, vem diminuindo acentuadamente o nível de suas águas. Todos demonstraram preocupação com o problema, pois a maior parte dos pescadores tira o sustento por meio deste rio.
Sensível à situação dos pescadores, o prefeito Eduardo Gama ressaltou que está buscando, através das autoridades competentes, formas de amenizar os prejuízos causados pela redução na vazão dos rios que cortam o município. “Não vamos esperar a situação piorar, estamos cobrando providências das autoridades, pois a crise hídrica poderá futuramente comprometer muito mais o trabalho dos pescadores, além de outras atividades econômicas, e prejudicar o abastecimento de água da população”, destacou.
De acordo com Eduardo, a luta junto aos órgãos responsáveis tem o objetivo principal de pleitear a construção de uma Barragem em Itambé. O prefeito informou que na próxima semana estará em reunião com o gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a fim de saber quais medidas estão sendo tomadas para que o Município não seja prejudicado com um possível desabastecimento de água. “Além disso, não queremos que os pescadores, que dependem das águas do Rio Pardo, fiquem penalizados com a crise hídrica que está tomando conta de toda região”, apontou o prefeito.