Ao contrário de vários gestores públicos da região que, em final de mandato, paralisaram obras, promoveram demissões nos quadros da Administração Público na tentativa desesperada de fechar as contas e cumprir o que estabelece a Lei Complementar 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal), ou que vão fechar o ano com salários de servidores e créditos de fornecedores e prestadores de serviços em atraso, o prefeito de Condeúba, José Augusto (Guto) Ribeiro, do Partido dos Trabalhadores, chega à última semana de seu Governo com as contas em dia e entregando importantes intervenções à população.
Derrotado na pretensão de ter o mandato renovado no último dia 2 de outubro, o petista José Augusto (Guto) Ribeiro conduziu seu últimos três meses à frente da Administração Municipal com a mesma transparência e cobrando a mesma eficiência que marcaram sua gestão, inclusive mantendo a rotina de trabalho dos 45 meses que antecederam as eleições municipais deste ano, despachando normalmente n sede da Prefeitura Municipal e buscando viabilizar novos investimentos e obras para o município junto ao Governo do estado.
Para coroar sua trajetória à frente do Governo Municipal, o petista José Augusto (Guto) Ribeiro entregou à população condeubense na noite da segunda-feira (26), mais um espaço público totalmente revitalizado. A requalificação da Praça Santo Antônio, cartão postal da cidade que ganhou um moderno projeto de urbanismo e paisagismo, era uma antiga reivindicação da população e foi um dos compromissos que o prefeito assumiu realizar em sua gestão.
O ato de inauguração teve a participação do Padre Osvaldino Barbosa e apresentação do balé da Escola Municipal Eleutério Tavares.
Demonstrando tranquilidade e, acima de tudo, estar consciente de ter desenvolvido todos os esforços para que o município pudesse conquistar importantes avanços, que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população, o prefeito José Augusto (Guto) Ribeiro, em entrevista ao JS, aproveitou para agradecer à população condeubense e, em especial, aos membros de sua equipe de Governo que, segundo ressaltou, foi fundamental para que pudesse estar concluindo o mandato com a consciência tranquila do dever cumprido. “Nessa reta final de mandato fica a certeza do dever cumprido. Devo agradecer a cada cidadão condeubense que esteve ao nosso lado nesses quatro anos e, mesmo na oposição, contribuindo para que pudéssemos avançar nas conquistas, corrigir eventuais equívocos e poder, finalmente, fazer um balanço positivo da gestão. Cumpri nesses quatro anos os itens de um Programa de Governo que teve como prioridade atender à população, que foi voltado para o povo de Condeúba, independentemente das divergências políticas, comum em todos os municípios brasileiros. Agora é hora de entregar a gestão e passar a torcer para que o futuro prefeito possa assegurar o cumprimento dos compromissos que assumiu e que o grande beneficiário seja a população de Condeúba”, pontuou o petista.
Questionado sobre qual seria o principal legado de seus quatro anos de Governo, o petista José Augusto (Guto) Ribeiro disse que poderia listar algumas realizações, mas que preferia eleger a transparência. “Todos, inclusive nossos adversários políticos, haverão de admitir que a transparência é a marca da nossa Administração. Nesses quatro anos de mandato aplicamos os recursos destinados ao município de forma adequada e dentro dos limites da legalidade, demonstrando na prática que é sempre possível fazer mais e melhor pela população mesmo com poucos recursos. Estaremos entregando a Prefeitura ao nosso sucessor com as contas em dia e as finanças equilibradas”, destacou o gestor.
Na oportunidade o prefeito admitiu que ainda não pensou em relação ao seu futuro político, mas assegurou que vai estar firme no trabalho que já começa a ser desenvolvido pela reformulação e fortalecimento do Partido dos Trabalhadores. “Vou estar contribuindo para que possamos reestruturar e fortalecer a unidade do PT”, concluiu.