As chuvas que caíram em Barra da Estiva na última segunda-feira (24) foram comemoradas e, ao mesmo tempo, causaram apreensão e prejuízos. Os moradores da Rua Carlos Prestes, no Bairro Cidade Nova, experimentaram momentos de aflição e apreensão. A enxurrada provocada pela forte chuva invadiu casas e deixou rastro de destruição, causando prejuízos para a população. Por pouco não houve vítimas. Segundo os moradores, o problema é antigo e não é primeira vez que episódio semelhante acontece.
“A gente não aguenta mais. Precisam construir alguma barreira, contenções, melhorar o sistema de drenagem. A gente investe nas nossas casas, compra móveis, paga impostos, mas vem a chuva e acaba com tudo”, desabafou um morador à reportagem do JS, solicitando que tivesse sua identidade preservada.
O morador destacou, no entanto, ao acompanhar a movimentação de homens da Secretaria Municipal de Infraestrutura e a presença do prefeito, que pela primeira vez a população do Bairro Cidade Nova estava vendo uma ação imediata da Prefeitura para tentar minimizar o sofrimento das famílias.
O morador referia-se à presença do prefeito João – de Didi – Machado Ribeiro, que ao tomar conhecimento do ocorrido, esteve no local na manhã da terça-feira e determinou o início imediato de intervenções para resolver emergencialmente a situação e evitar que novos prejuízos e eventuais vítimas pudessem ocorrer.
Como não havia tempo para atender os tramites burocráticos, os técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura elaboraram um projeto emergencial e, com aprovação do prefeito, iniciaram a execução das obras de implantação de um sistema de escoamento de águas pluviais utilizando tubos de aço zincado de 12” x 6 metros com espessura de parede de 3,8 mm. As intervenções vão atender de forma emergencial e evitar que a população possa ser surpreendida e prejudicada pelas chuvas.
De acordo com informações que foram levadas ao prefeito, para que aprovasse o projeto emergencial, o uso do material (tubos de aço zincado), nas condições em que está sendo utilizado, deverá ter uma durabilidade estimada em quinze anos.
“Estamos realizando uma intervenção emergencial, mas que vai possibilitar resolver o problema e dar tempo para que possamos viabilizar junto aos Governos Federal e do Estado os investimentos necessários para que possamos executar um projeto de macrodrenagem que atenda não apenas ao Bairro Cidade Nova, mas de toda a sede municipal”, apontou o prefeito João – de Didi – machado Ribeiro em entrevista exclusiva ao JS.
O prefeito acompanhou o início das obras acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura Helder Luiz Neves Franco e do Coordenador Municipal de Convênio, engenheiro Charles Tony Novais Lima.