Convidado pela direção da Escola Municipal Mãe Vitória de Petu, onde seu filho de nove anos cursa o quarto ano do Ensino Fundamental, o armador João José dos Santos, 52 anos, participou da cerimônia promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista na manhã da terça-feira, 27, no auditório do Ceus J. Murilo, com o objetivo de homenagear as Escolas que alcançaram os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Só dá satisfação a gente acompanhar e ver o trabalho que os professores vêm fazendo com os alunos no dia a dia. Não tenho do que me queixar. Meu filho está bem na Escola”, disse João, que mencionou seu costume de comparecer periodicamente à Unidade de Ensino para verificar o desempenho e o comportamento do garoto.
O motivo das homenagens é o fato de que Vitória da Conquista melhorou seu desempenho relação aos índices anteriores do Ideb, registrados em 2013 e referentes ao ano anterior, que apontavam notas de 3,9 para os anos iniciais e 3,2 para os anos finais do Ensino Fundamental. Os novos números, que levam em consideração o ano de 2015, avançaram para 4,1 e 3,6, respectivamente.
“Em nome do Governo Municipal, parabenizamos todas as escolas por esses avanços. São avanços que estão espelhados nessas notas do Ideb”, destacou o prefeito Guilherme Menezes, antes de entregar os certificados aos representantes das escolas. O secretário municipal de Educação, Gustavo Leão, descreveu a ocasião como “um dia de reconhecimento e de muita alegria”, e afirmou que o índice do Ideb funciona como “um norteador” para as iniciativas da Prefeitura na educação.
O melhor índice da Rede Municipal de Ensino – 5,3, o mais alto no segmento dos anos iniciais e no resultado geral – foi obtido pela Escola Municipal Tia Zefa. A diretora Elisângela Santos se referiu ao caráter coletivo do trabalho desenvolvido na Unidade de Ensino. “Colhemos o fruto de um trabalho de equipe. Parabéns para cada um de nós”, disse a gestora.
Marcos Vinícius Rocha, diretor da Escola Municipal Padre Isidoro (que obteve nota de 4,5 e foi a Escola Rural mais bem avaliada nos anos iniciais), situada no Povoado da Estiva, também falou em tom de comemoração. “Nós pensamos a Educação no Campo para as pessoas do campo. E que bom que a Prefeitura faz com que a educação aconteça nos quatro cantos do município”, afirmou.
No segmento dos anos iniciais, logo após a Tia Zefa, aparece em segundo lugar a Escola Municipal Lyons Clube, com 5,2. E, empatadas em terceiro lugar, as Escolas Municipais Professor Paulo Freire (Caic) e Mário Batista, ambas com 5,1.
Nos anos finais, as mais bem avaliadas foram a Escola Municipal Bem Querer, que obteve 5,2; a professora Edivanda Maria Teixeira, com 4,9; e, em terceiro lugar, aparecem três Escolas empatadas com o mesmo índice de 4,1: Erathósthenes Menezes, Professor Paulo Freire (Caic) e Frei Serafim do Amparo.
Ideb – O Ideb foi criado em 2007 e reúne em um só indicador os conceitos de fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O índice agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho da Prova Brasil.