redacao@jornaldosudoeste.com

Prefeituras associadas ao Consórcio Regional de Saúde pedem o fim da Regulação no Hospital Regional de Guanambi

Publicado em

Por Redação*

Em reunião do Consórcio Regional de Saúde a fim de eleger sua nova direção, que foi realizada no último dia 27 de dezembro, em Guanambi, os prefeitos associados ao Consórcio aproveitaram para reivindicar junto ao presidente reeleito e atual prefeito do município de Urandi, Dorival Barbosa do Carmo (PP), o fim da Regulação no Hospital Regional de Guanambi (HRG).

De acordo com a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde,  uma Central de Regulação controla consultas, exames e leitos de UTI. Uma série de serviços oferecidos na rede pública é regulada pela Secretaria de Saúde. O sistema de gerenciamento é feito por meio de duas centrais – a Central de Regulação de Internação Hospitalar e a Central de Marcação de Consultas e Exames.

Segundo o site Folha do Vale, os gestores justificaram a reivindicação com o argumentando que o fato dos pacientes de Guanambi darem entrada no Hospital sem passar pela Regulação prejudica os pacientes dos demais municípios. “Pacientes de outros municípios precisam passar pela regulação para entrar no Regional, então Guanambi precisa receber o mesmo tratamento. Os demais municípios também destinam recursos ao Regional”, explicou o presidente do Consórcio Regional de Saúde, Dorival Barbosa do Carmo, em entrevista ao Folha do Vale.

De acordo com a direção do HGR, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guanambi regula a entrada dos pacientes da cidade no Hospital. Os pacientes considerados de risco intermediário e alto têm autorização da Secretaria de Saúde de Guanambi para serem atendidos, enquanto os pacientes dos outros municípios que compõem o Consórcio Regional de Saúde precisam passar pela Regulação.

Em abril de 2018, a Sesab – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – determinou que pacientes de Guanambi não poderiam ser mais encaminhados diretamente ao HRG, devendo passar pela Central de Regulação, em Vitória da Conquista, assim como os demais municípios fazem. Mas, a decisão foi revista em pouco tempo, devido às criticas e pressão que recebeu de representantes do poder público municipal e da população guanambiense.

Como forma de reforçar a reivindicação dos prefeitos associados e discutir a questão, o presidente do referido Consórcio, Dorival Barbosa do Carmo disse ao site Folha do Vale que uma reunião com o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, será marcada ainda neste mês de janeiro.

*Com informações dos sites Folha do Vale e Agência Sertão.
Foto de Capa: Fabiano Neves / Destaquebahia

Deixe um comentário