redacao@jornaldosudoeste.com

Prefeituras da Grande Salvador apresentam plano para criação de Cidades Inteligentes

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

WebinarRCD com Salvador, Madre de Deus e Mata de São João abriu o calendário de eventos Rede Cidade Digital em 2025

Por Rede Cidade Digital

O primeiro evento da Rede Cidade Digital (RCD) com Prefeituras em 2025 mostrou, nesta terça-feira (21), como os municípios da Região Metropolitana de Salvador pretendem desenvolver as cidades e melhorar o acesso aos serviços públicos através da tecnologia e inovação.

As ações de transformação digital de Salvador, Madre de Deus e Mata de São João foram apresentadas durante o WebinarRCD, encontro virtual que contou com a participação de gestores e servidores de mais de 100 Prefeituras, de diversos Estados brasileiros. “Para a Rede Cidade Digital um novo desafio se inicia, com novos gestores chegando, novos posicionamentos dentro das administrações públicas, e sabemos mais do que nunca que agora é um momento fundamental, tanto para quem continua quanto para os novos gestores, saibam da importância da tecnologia, do processo de inovação para que seja levado um serviço de melhor qualidade para a população”, observou o diretor da RCD, José Marinho, destacando que a iniciativa tem eventos presenciais e online contemplando todos os Estados brasileiros.

O Webinar das Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador está disponível na íntegra na TVRCD: https://youtube.com.br/redecidadedigital

Além das inovações nas Prefeituras baianas, o evento abordou a importância da Governança como chave para o sucesso das novas administrações municipais com a participação do Secretário de Governança de Criciúma (SC), Tiago Pavan. O município catarinense é destaque quando o assunto é inovação, transparência e gestão tecnológica. “A governança é muito mais do que um conceito e algo que tem começado acontecer dentro dos órgãos públicos (..). Aqui dentro da Prefeitura de Criciúma quando a gente estabelece a Secretaria de Governança, a gente traz pelo menos quatro diretorias que são importantes para que a gente faça uma gestão transparente e eficiente”, ressalta Pavan.

“Nós temos a Secretaria de Governança e junto dela nós temos áreas de planejamento e estratégia; transparência e acesso à informação; captação de recursos e convênios municipais; área de tecnologia da informação, escritório de projetos, concessões e parcerias público-privadas; ouvidoria, tudo que entende que vai trazer planejamento, eficiência, resultado e um termo que temos utilizado agora que é accountability, que é a responsabilidade que o governo tem da prestação de contas para cidadão”, completa.

Também participaram o Secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Salvador, Samuel Pereira Araújo, o Diretor de Inovações Tecnológicas da Prefeitura de Mata de São João (BA), Hélio Alves Junior, e o Diretor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Madre de Deus, Victor Menezes.

Entre os destaques, a capital começou a implantação, desde 2022, de um Plano Diretor de Cidades Inteligentes para modernização da máquina pública. Segundo o Secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Salvador, Samuel Pereira Araújo, a meta é transformar Salvador em uma cidade gerida por dados.

O projeto engloba ações como o Salvador Digital, uma plataforma reunindo todos os serviços da Prefeitura. “Lançamos aproximadamente 1,3 km de fibra, onde todos os prédios públicos estão interligados, e também em questão de políticas públicas disponibilizamos em aproximadamente 200 praças internet gratuita para o cidadão. Com a centralização das informações na nuvem, dentro da infraestrutura da Cogel, gerou uma melhor disponibilidade de serviços e também uma economia que passa na ordem de 3 a 4 milhões para o município ao ano”, conta.

Para o Diretor de Inovações Tecnológicas da Prefeitura de Mata de São João (BA), Hélio Alves Junior, um dos passos importantes para a transformação digital é a revisão dos processos. Como município de pequeno e médio porte, atualmente com cerca de 45 mil habitantes, o diretor apresentou projetos em andamento na cidade como o controle e monitoramento da frota municipal, que resultou, em alguns casos, na economia de 85% somente em combustível. Uma central de monitoramento, o uso de reconhecimento facial e wifi em pontos públicos são alguns dos projetos em andamento.

Em Madre de Deus, o objetivo é transformar a cidade em um verdadeiro centro de tecnologia e sustentabilidade. “Isso traz diversos desafios, uma responsabilidade social, de desenvolvimento e de inclusão muito grande”, disse o Diretor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Madre de Deus, Victor Menezes.

Em 2019, foi criada a Lei Geral de Governança Pública visando nortear as ações de modernização do município. “Essa Lei institui o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação e o código municipal de benefícios sociais. Além disso, essa lei estabelece um repositório de dados multifinalitários, integrado para todas as políticas públicas do município”, resume Menezes.

Com o Conecta Madre, acrescenta o diretor, o morador tem acesso fácil aos serviços municipais. “Tecnologia é importante, mas o mais importante são os processos que vão estar atrelados a esses serviços e transformar esses dados em informações para os gestores tomarem decisões mais assertivas. Estamos tendo esse cuidado para construir uma base única para o munícipio”.

Desde o início da pandemia, o WebinarRCD tem mostrado, de norte a sul do país, como as administrações municipais têm avançado na implementação de governos digitais com eficiência e eficácia. Mais de 2.600 prefeituras, em 25 Estados, já participaram do evento nos quatro anos da iniciativa. O acervo de soluções para cidades inteligentes está disponível na TVRCD: https://youtube.com.br/redecidadedigital

Foto: Divulgação/ Rede Cidade Digital

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745