Por Notícias da Lapa*
Tradicional celebração popular, a festa do Bom Jesus dos Navegantes começou com uma procissão fluvial sobre o Rio São Francisco na tarde desse domingo (13), e finalizou com uma celebração.
A imagem do Bom Jesus da dos Navegantes saiu da Barrinha, subiu um trecho do rio, e retornou para a praia da Coroa, onde uma multidão já aguardava a chegada do andor, que seguiu em procissão por várias ruas da cidade, até a Igreja da Nova Brasília.
“É um momento de fé, o desejo de pedir , de começar o ano com a proteção do Bom Jesus, o mais importante, para lembrar e mostrar que precisamos de Deus, precisamos de Jesus. Daqui seguimos em procissão para o bairro Nova Brasília, onde vamos celebrar na Igreja do Bom Jesus dos Navegantes”, disse dona Maria Santana, de 72 anos, romeira.
Durante o trajeto da procissão no rio São Francisco, uma equipe da Marinha acompanhou as embarcações, orientando os condutores e passageiros, além de ajudar no embarque e desembarque.
“Venho desde nova com minha mãe. Eu, que já passei até fome na vida, hoje tenho a tranquilidade e a fé pra viver bem com essa idade e com uma casa e uma família decente. Todo ano agradeço a Nossa Senhora e a Bom Jesus por tudo que eles me deram”, disse dona Edna Vieira com um largo sorriso.
Apesar de não haver uma data precisa sobre a origem da festa, acredita-se que ela tenha iniciado ainda no século XVIII, momento em que o tráfico negreiro e o comércio marítimo eram bastante intensos. O culto ao Bom Jesus dos Navegantes surge quando os marinheiros começaram a pedir proteção ao Bom Jesus contra as mazelas que os afligiam durante as longas viagens.
Fé e tradição podem definir as motivações dos devotos da religião católica em uma celebração que já dura 54 anos em Bom Jesus da Lapa.
Veja mais fotos da procissão na página do site Notícias da Lapa.