redacao@jornaldosudoeste.com

Procura por crédito registra queda no primeiro semestre de 2023, aponta Serasa Experian

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Esse é o primeiro registro de retração nos primeiros seis meses

por Serasa Experian

De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, a busca por recursos financeiros no primeiro semestre deste ano apresentou uma queda de 3,5% em relação ao mesmo período de 2022. Esse é o primeiro registro de retração nos primeiros seis meses desde o acumulado de 2020, quando a pandemia teve início.

A análise do indicador por setor revela que a categoria “Demais”, que abrange financeiras, primário e terceiro setor, foi a que apresentou o maior crescimento, com 10,3%. Em seguida, o setor “Comércio” teve um aumento de 0,8%. Por outro lado, os setores “Indústria” e “Serviços” sofreram quedas de 2% e 7,2%, respectivamente, na busca por crédito.

Quando se avalia o porte das empresas, as “Grandes” e “Médias” tiveram alta na procura por crédito, com crescimentos de 15,7% e 3,3%, respectivamente. Já as “Pequenas” registraram uma queda de 3,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, aponta que as condições atuais de obtenção de crédito têm sido pouco atrativas aos empreendedores, o que os leva a adiar a busca por recursos financeiros. Rabi ressalta que, conforme a economia se recupere e as taxas de juros diminuam, é possível esperar uma retomada no indicador.

Ao analisar as Unidades Federativas (UFs) do país, constata-se que Mato Grosso foi o estado com maior crescimento no período, com 7,4%, seguido por Santa Catarina (6,3%), Mato Grosso do Sul (6%), Distrito Federal (5,5%) e Tocantins (4,2%). Por outro lado, o Rio de Janeiro registrou a maior retração, com -13,1%, seguido pelo Amapá (-11,9%), Alagoas (-11,7%), Minas Gerais (-8,9%) e Sergipe (-7,7%).

A situação do crédito e a busca por recursos financeiros pelas empresas refletem a conjuntura econômica do país, sendo importante acompanhar os indicadores para entender os rumos da recuperação econômica. A Serasa Experian é uma das principais fontes de informações sobre crédito e economia, fornecendo dados relevantes para o mercado e para a sociedade.

Foto de capa: Serasa Experian

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745