Por PMVC/BA
Na manhã desta terça-feira (09), 36 professores das redes municipal e estadual de educação participaram de uma oficina de fotografia enquanto percorriam a trilha ecológica na reserva municipal do Poço Escuro. O encontro teve como objetivo conhecer o local que será tema da edição do projeto Ecoteens e Ecokids deste ano.
O projeto, de autoria do Ministério Público da Bahia, consiste na criação de histórias em quadrinhos com o intuito de despertar nos estudantes a preservação ambiental. Para este ano, como etapa preparatória para o projeto, a proposta foi a de permitir aos educadores que fizessem, além da caminhada, uma oficina prática de fotografia.
Convidado pelo Ministério Público para ministrar a oficina de fotografia, o professor do curso de Comunicação Social, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Danilo Duarte, relata que o registro de imagens da reserva, feito pelos professores, é fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos. “As imagens que forem registradas aqui servirão para compor a edição da revista e também para que os alunos tenham um referencial sobre a importância da preservação”, explica.
A Promotora de Justiça e responsável pela ação, Karina Cherubini, ressaltou a importância da experiência didática e pedagógica dos professores, com a caminhada: “essa é uma oficina em campo que estamos realizando com os professores da educação básica. O Objetivo é que eles percebam que uma trilha ecológica pode ser utilizada com fim pedagógico”.
Para Carla Brandão, gerente do Módulo de Educação Ambiental (MEA), as visitas dos professores às reservas, facilitam a compreensão dos alunos sobre sua preservação. “Para os professores motivarem e inspirarem seus alunos, nada melhor do que trazê-los para o parque. A atividade permite que eles se sensibilizem e percebam as características da flora e fauna desse tipo de ambiente”, ressalta Carla.
O Concurso deste ano terá como tema o Parque Municipal da Serra do Piripiri, onde a reserva do Poço escuro é também parte integrante. Na próxima semana, os alunos começarão a preparar as histórias que deverão ser selecionadas para compor a revista. No mês de maio será aberto o edital que irá contemplar os melhores trabalhos.