Inscrições para bolsas vão até esta quinta-feira, 9 de janeiro, para os cursos pagos, as inscrições vão até 2 de fevereiro, com 40% de desconto na matrícula
Por Sistema FIEB/ Senai
Uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho é se profissionalizar por meio de cursos técnicos. Além de rápidos— com duração média de dois anos—, esses cursos são mais econômicos que a graduação e têm ênfase em habilidades práticas, com base nas demandas de cada segmento profissional, sendo reconhecidos pelas empresas. Entre os diversos cursos técnicos existentes, estão o de Desenvolvimento de Sistemas e Segurança do Trabalho, ofertados pelo SENAI Bahia de Vitória da Conquista, e que podem ser cursados gratuitamente.
O curso é destinado àqueles que já concluíram o Ensino Médio ou o estão cursando, a partir do 2º ano. Durante a capacitação de Desenvolvimento de Sistemas, o aluno aprenderá a programar, desenvolver aplicações web e mobile, além de gerenciar projetos de software. Com aulas práticas, será possível ter domínio das principais linguagens de programação e metodologias ágeis, preparando-se para um mercado de trabalho que demanda inovação. Essa capacitação está disponível no turno noturno.
Já o curso de Técnico em Segurança do Trabalho, habilita o estudante a identificar riscos, implementar normas de segurança e promover saúde ocupacional. Com aulas práticas, é possível aprender a prevenir acidentes, realizar inspeções e elaborar programas de segurança.
Por se tratar de uma modalidade semipresencial, em que o aluno só precisa ir uma vez na semana na unidade, torna-se excelente opção também para os
moradores das cidades vizinhas, como Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Cândido Sales, Encruzilhada, Itambé, Planalto e Ribeirão do Largo.
Ambas as capacitações preparam o profissional para atuar de modo autônomo e em empresas de diversos segmentos, assim como outros cursos ofertados pela unidade de Vitória da Conquista, como Eletromecânica e Qualidade, ofertados na modalidade semipresencial, e Eletrotécnica, onde o aluno escolhe se irá cursar de modo presencial ou semipresencial.
GRATUIDADE
Até a próxima quinta-feira, 9 de janeiro, estão abertas as inscrições para bolsas de estudo do Processo Seletivo 2025.1 dos Cursos Técnicos. São oferecidas 1.060 bolsas gratuitas em cursos presenciais (507 vagas) e semipresenciais (553 vagas) em 15 cidades da Bahia.
Na região Sudoeste, o processo seletivo 2025.1 oferece um total de 315 vagas (entre as de gratuidade e de cursos pagos), sendo 270 para Vitória da Conquista; e 45 em Jequié, para o curso de Planejamento e Controle de Produção semipresencial.
Para participar, é necessário ter obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 ou 2023, declarar baixa renda e atender aos demais requisitos previstos no edital do processo seletivo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site www.tecnicosenai.com.br, ou presencialmente nas centrais de atendimento ao candidato das unidades do SENAI Bahia.
VAGAS TOTAIS
Candidatos que não atenderem aos critérios para as bolsas de estudo podem se matricular até o dia 2 de fevereiro, com 40% de desconto na primeira mensalidade. No total, o Processo Seletivo 2025.1 oferece 7.024 vagas,
distribuídas entre as cidades de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador (unidades Cimatec e Dendezeiros), Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
As 21 opções de cursos disponíveis são: Administração, Agroindústria, Automação Industrial, Biotecnologia, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecatrônica, Mecânica, Multimídia, Petroquímica, Planejamento e Controle da Produção, Qualidade.
SERVIÇO
O QUE: Bolsas de Curso Técnico SENAI
QUANDO: Inscrições até 9.1.2025 (bolsas), demais cursos até 2/2, com 40% de desconto
ONDE SE INSCREVER: www.tecnicosenai.com.br
Foto: Valter Pontes / Cooperphoto / Sistema FIEB