Escolas que ainda não aderiram ao programa têm até o dia 31 de julho para enviar documentação
por Janine Gaspar|Agência Brasil 61
O Programa Dinheiro Direto na Escola Água e Esgotamento Sanitário, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), destinará recursos para 2.111 escolas selecionadas em todo o Brasil. As instituições de ensino, localizadas em 652 municípios, abrangem os estados brasileiros. As escolas que ainda não aderiram ao programa têm até o dia 31 de julho para enviar a documentação necessária.
O objetivo do programa é garantir o abastecimento de água em condições adequadas para consumo humano e o saneamento básico nas escolas de educação básica das áreas rurais, indígenas e quilombolas.
Maria do Socorro Silva, diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena do MEC, destaca que as melhorias proporcionadas pelo programa contribuem para uma nova relação das crianças com o ambiente escolar. Ela ressalta que ter acesso à água potável, higiene e alimentação adequada nas escolas facilita a permanência dos alunos no ambiente escolar.
Além de promover um ambiente escolar de melhor qualidade, o programa visa melhorar o ensino-aprendizagem. Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil, enfatiza os riscos de um ambiente sem saneamento básico para a saúde e o aprendizado das crianças. Ela ressalta que a falta de acesso ao saneamento básico pode levar a doenças, maior evasão escolar e prejudicar o desenvolvimento intelectual das crianças.
Algumas das cidades beneficiadas pelo programa incluem Cruzeiro do Sul (AC), Entre Rios (SC), Encanto (RN) e Capelinha (MG).