redacao@jornaldosudoeste.com

Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) 2023 recebe inscrições até 1° de setembro

Publicado em

Seleção para a concessão de bolsas é aberta a pesquisadores doutores interessados em desenvolver pesquisas com base no acervo da Fundação Biblioteca Nacional

por Gov.br

Foi lançado no dia 14 de julho o edital para o Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) 2023. As inscrições vão até o dia 1° de setembro e o edital prevê a seleção de pesquisadores para a concessão de bolsas, visando incentivar a produção de trabalhos originais, desenvolvidos a partir de pesquisas no acervo da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

Pelos termos do programa, a FBN poderá conceder bolsas de pesquisa a doutores, com desembolso mensal, por um período de 1 (um) ano, para pesquisadores brasileiros, natos ou naturalizados – ou estrangeiros com residência e visto permanentes no Brasil.

As bolsas estão previstas com a seguinte configuração: 4 (quatro) bolsas para pesquisadores doutores com título obtido em programas de doutorado reconhecidos pela CAPES ou obtido no exterior e revalidado por programa reconhecido pelo MEC, no valor unitário de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), dividido em 12 (doze) parcelas mensais de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

A escolha do tema do projeto é livre. Serão consideradas prioritários, no entanto, projetos que se enquadrem na seguinte área:

a) Livro, leitura e bibliotecas.

O edital completo pode ser acessado no site da Fundação Biblioteca Nacional: www.gov.br/bn.

Sobre o PNAP

O Programa Nacional de Apoio à Pesquisa foi instituído pela Portaria 148, publicada no Diário Oficial da União em 9 de setembro de 2004, Seção 1, p. 3. O PNAP objetiva fomentar a pesquisa no acervo da FBN, mediante a concessão de bolsas a candidatos selecionados em concurso. O programa incentiva a produção de estudos e pesquisas, criando oportunidades para pesquisadores que desejam aprofundar seus estudos. Os bolsistas são apoiados por profissionais da instituição.

Os candidatos brasileiros ou estrangeiros podem se inscrever por meio de edital público lançado anualmente, desde que tenham como objeto de pesquisa peças ou coleções do acervo da FBN. Os estudos resultantes da pesquisa podem ser publicados pela Biblioteca Nacional (BN).

As pesquisas podem ser feitas pela internet na BNDigital e na Hemeroteca Digital, ou mediante consulta na própria BN.

Foto de Capa: Reprodução|Internet

Deixe um comentário