Por Brenda Rios
Neste mês de setembro, alusivo ä prevenção ao suicídio, a Prefeitura Municipal de Caculé, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – Caps, está promovendo uma série de ações que envolvem os usuários atendidos na Unidade e a comunidade em geral. Capacitações, visitas domiciliares e entrega de materiais alusivos ao ‘Setembro Amarelo’ fazem parte da programação proposta pelo espaço de Saúde Mental de Caculé.
Através do Projeto ‘Caps Itinerante’, a equipe da Unidade tem percorrido Bairros e Comunidades Rurais, desenvolvendo ações para falar sobre a prevenção ao suicídio, conforme explica a Secretária Municipal de Saúde, Ediene Coutinho dos Santos Arantes. “Falar sobre o suicídio é fundamental e esse diálogo proporciona novas perspectivas e alerta à comunidade. O trabalho realizado pelos profissionais no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) é muito importante para que os usuários e a comunidade aprendam a reconhecer e gerenciar as emoções que contribuem para o enfrentamento das adversidades da vida de maneira saudável. Todo momento é oportuno para falar sobre o suicídio, mas, durante o mês alusivo à prevenção, convidamos todos para uma ação de empatia e diálogo com o outro, pontuou a secretária, acrescentando que as ações do ‘Caps Itinerante’ são fundamentais para que todos entendam a necessidade de dialogar, pedir ajuda e ajudar. “Converse e, se precisar, peça ajuda!”, reforça.
Na quarta-feira, dia 14, a ação foi realizada na Comunidade de Água Branca, na zona rural, com a realização, entre outras ações, de Oficinas Terapêuticas, avaliações com profissionais e Rodas de Conversa, além da distribuição de materiais informativos com orientações ä população sobre a prevenção ao suicídio e exposição de trabalhos executados pelos usuários atendidos pela Unidade.
A secretária municipal de Saúde Ediene Coutinho dos Santos Arantes reforçou que, apesar do mês de setembro trazer maior visibilidade ao tema da prevenção do suicídio, as intervenções de promoção da Saúde Emocional têm sido desenvolvidas durante todo o ano, através de ações de acolhimento, Oficinas, Rodas de Conversa e capacitações, além do encaminhamento para redes externas de Cuidado e Atenção ä Saúde dos pacientes/usuários que requerem mais atenção e cuidados.