Por Leiane Oliveira – UESB
Com o objetivo de valorizar e divulgar experiências de professores do Ensino Superior que contribuem para a aprendizagem da docência do futuro professor da Educação Básica, a 14ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques divulgou a lista de finalistas. Representando a Uesb, o projeto “A Literatura de Cordel na sala de aula de Matemática”, do professor Jonson Ney Dias, figura entre os dez finalistas da premiação.
A iniciativa é um programa de extensão com o foco na utilização da Literatura de Cordel no contexto escolar. Vinculado ao Programa de Educação Matemática de Jovens e Adultos (Pemja), o projeto apresenta a oportunidade para os estudantes e educadores trabalharem com a poesia popular nas escolas, utilizando o gênero literário para discutir eventos históricos, políticos e sociais no contexto das aulas de Matemática.
Para o professor, a premiação evidencia a diversidade de projetos realizados nessa área e serve como um incentivo para que outros professores também submetam seus trabalhos, ampliando a visibilidade das pesquisas que estão sendo conduzidas no contexto educacional. “Essa conquista não apenas reflete o desenvolvimento do trabalho, que vem sendo realizado desde 2022, mas, também, destaca seu crescimento contínuo, evidenciado pelas publicações e interseções no contexto escolar, abrangendo diversos segmentos e modalidades”, relata.
Além disso, o professor considera que a indicação comprova a força e a maturidade que o grupo demonstra ao ocupar e expandir sua presença em diferentes espaços acadêmicos e educacionais. O projeto é composto por professores universitários, educadores da escola básica, educadores em formação inicial e estudantes do curso de Cinema e Audiovisual.
A seleção das experiências formativas do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é realizada por uma Comissão de Especialistas com base nos critérios: adequação dos objetivos da iniciativa ao propósito do Prêmio; consistência dos procedimentos didáticos empregados na iniciativa; explicitação dos procedimentos de avaliação; contribuição da iniciativa para aprendizagem da docência; e qualidade da escrita. No dia 9 de setembro, será divulgado o resultado, sendo que três iniciativas serão premiadas com R$ 30 mil reais cada, certificado e troféu.