Dentro da proposta de expansão pelo interior do Estado, o Projeto Eleitor do Futuro chegou a Brumado. Coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) – ´órgão vinculado ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia que tem por objetivo fomentar a construção da cidadania através da Educação – o Eleitor do Futuro foi apresentado e teve seu convênio com a Prefeitura Municipal de Brumado formalizado durante a solenidade de assinatura da parceria da Justiça Eleitoral baiana com as Prefeituras de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras para o recadastramento biométrico dos eleitores inscritos na 90ª Zona Eleitoral.
Participaram da assinatura do convênio o Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o prefeito e a secretária municipal de Educação de Brumado, respectivamente Eduardo Lima Vasconcelos e Acácia Gondim Ribeiro.
Após a assinatura do convênio para implantação do Projeto em Brumado, o presidente do TRE da Bahia, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, destacou que a iniciativa tem por objetivo instruir e mobilizar jovens e futuros eleitores do município ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado, mediante a implantação de um trabalho sistemático e interdisciplinar, com o desenvolvimento regular de treinamentos com a urna eletrônica, realização de eleições parametrizadas, visitas à Justiça Eleitoral e palestras sobre cidadania e eleições, tudo no intento de suscitar reflexões acerca de temas como a importância do voto e suas consequências.
Já o titular da 90ª Zona Eleitoral, juiz Rodrigo Souza Britto, disse que o Eleitor do Futuro vai mostrar aos jovens, principalmente os que estão na faixa etária dos 16 aos 18 anos, que têm voto facultativo, a importância do voto, além de conhecer seus direitos e deveres políticos. “Os estudantes terão noções sobre Direito Eleitoral e receberão esclarecimentos sobre o que é proibido e permitido durante o processo eleitoral”, destaca.
No entendimento do juiz eleitoral Rodrigo Souza Britto, a Educação é o caminho para construção da cidadania e fortalecimento da Democracia. Para o magistrado é fundamental que os jovens criem uma consciência política, considerando que a política rege as questões sociais, culturais e econômicas, por exemplo. “Os adolescentes de hoje estarão decidindo o futuro próximo do Estado, do Brasil. Por isso é importante que tenham consciência que o voto é um instrumento poderoso no processo democrático”, pontuou.