Por Jamille Amorim e Fillipe Lima
Uma forma diferente e atrativa de estudo pode ajudar não apenas a conscientizar alunos, principalmente do Ensino Médio, sobre a importância da Química, ciência experimental cujos reflexos se percebem através de diferentes maneiras, no dia a dia, proporcionando a eles uma experiência diferente, com lições práticas sobre a possibilidade, inclusive, de transformar o que seria destinado ao lixo doméstico em produtos indispensáveis para a higiene e até mesmo para o controle de pragas em animais, além, evidentemente, de abrir espaço para que possam gerar renda.
Em Brumado, no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão de Meio Ambiente (antigo Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães), o estudo da Química tem sido utilizado para proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma experiência diferente, com lições não apenas sobre a importância de preservar o meio ambiente, mas que avançam para experiências que estão promovendo a reciclagem de materiais que seriam destinados ao lixo doméstico para fabricação de sabão, sais de banho, detergente, repelente e shampoo pet para carrapatos e pulgas.
O trabalho, coordenado pela professora Grace Kelly Santana de Andrade, titular da cadeira de Química e Coordenadora Pedagógica dos Cursos Técnicos de Contabilidade e Meio Ambiente, tem como proposta relacionar o conceito de sustentabilidade e empreendedorismo, incentivando os alunos a assimilar os conceitos da Química e, paralelamente, através de experimentos, transformar materiais que são descartáveis no ambiente doméstico em produtos que são indispensáveis para a higiene e que poderão gerar renda, ao mesmo tempo em que promovem ações de preservação do ecossistema.
Os trabalhos desenvolvidos sob a coordenação da professora Grace Kelly estão mudando radicalmente o perfil dos alunos atendidos nas Oficinas de Química e serão mostrados na 7ª Feciba (Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia), evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação da Bahia, que será realizada em Salvador, entre os dias 4 e 8 de junho próximo, em Salvador.
Vão representar o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão de Meio Ambiente de Brumado na 7ª Feciba os alunos Iuri Dutra e Pablo Sousa, ambos de 17 anos, e Michele Pereira, 19 anos. A Diretora da Instituição, Márcia Cecília Gondim, que vai acompanhar os alunos em Salvador, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela professora Grace Kelly, assim como de toda a equipe do Ceep/Brumado.
Na última semana, os repórteres Jamille Amorim e Fillipe Lima estiveram no Ceep/Brumado para conhecer de perto a experiência e os resultados positivos do projeto implantado pela professora Grace Kelly Santana. Confira: