redacao@jornaldosudoeste.com

PSB reclama de falta de foco estratégico e anuncia desistência de Lídice à candidatura em Salvador

Publicado em

Em nota divulgada nesta segunda-feira (11), o Diretório Municipal do PSB de Salvador anunciou que a senadora Lídice da Mata não é mais pré-candidata à sucessão municipal de Salvador. Na nota, o PSB ressalta que nunca concordou com a ideia de pulverização de candidaturas no campo governista, como defende o PT, e sempre buscou a unidade da esquerda. Lembra ainda que a candidatura de Lídice “não foi um pleito do PSB, mas sim, uma proposta surgida de outros partidos, inclusive do PT, para fortalecer o campo da centro-esquerda”, porque seria a senadora o nome com maior competitividade entre as pré-candidaturas colocadas (Alice Portugal, do PCdoB, e Juca Ferreira, do PT), pontuando em todas as pesquisas “com mais de dez por cento da preferência popular”.

O PSB anota que para “fazer um enfrentamento real ao atual prefeito é necessário constituir uma frente de centro-esquerda liderada por partidos de penetração popular e densidade política na cidade” num claro recado à pré-candidatura da deputada Alice Portugal, que teria sido o entrave real para que houvesse unidade em torno do nome de Lídice. O PCdoB não abriu mão de ter Alice candidata e sequer aceitou proposta feita pelo PT e pelo governador Rui Costa, de que o nome lançado fosse da também comunista Olívia Santana, que teria mais densidade e penetração nas comunidades da periferia.

Enfatizando que a candidatura da senadora somente seria formalizada se houvesse a unidade do grupo e oi apoio do governador Rui Costa, o PSB apontou que a falta de planejamento estratégico teria sido determinante para que Lídice abandonasse a disputa. 

Para os socialistas, há um equivoco na forma como o processo está sendo conduzido, priorizando as composições e coligações visando a eleição de uma bancada majoritária na Câmara Municipal, deixando em segundo plano o projeto para consolidar uma candidatura majoritária com condições de levar a disputa para o segundo turno, o que, na opinião do PSB e da própria Lídice da Mata, somente a senadora teria condições de fazer.

“Contudo, até o momento, as conversas sobre as eleições têm se voltado prioritariamente para a composição da chapa proporcional, em detrimento da construção estratégica da tomada de uma posição comum e de uma chapa majoritária que possibilite esse enfrentamento [ao prefeito ACM Neto, líder nas pesquisas de intenção de voto]. Este impasse tem gerado desgastes que nenhum proveito traz no sentido da construção de um modelo alternativo para a cidade do Salvador”, enfatiza a nota dos socialistas, que concluiram afirmando que a senadora Lídice da Mata deixava registrado os agradecimentos “ao PT, ao PTN, ao PP e ao PSL e informa que declina da indicação da sua candidatura Prefeitura de Salvador”.

A decisão foi tomada durante reunião realizada no domingo, dia 10, e comunicada oficialmente ao PT. A nota foi subscrita pelo presidente do Diretório Municipal do PSB de , Salvador, Waldemar Oliveira.

Deixe um comentário